Após matéria do Núcleo, entidades repudiam ataques da Meta a pesquisadores da UFRJ

Advogados da plataforma acusaram pesquisadores de serem "enviesados" após estudos servirem de base para multa contra a rede social

Um total de 70 organizações do terceiro setor, centros de pesquisa e think tanks que são ligados à Coalizão Direitos na Rede assinaram uma nota de repúdio a uma tentativa da Meta de desqualificar pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que fiscalizam as atividades da plataforma no Brasil.

A reação ocorre após reportagem do Núcleo mostrar que advogados da empresa norte-americana no Brasil acusaram o Netlab, um laboratório de pesquisa da UFRJ, de ser "enviesado" e "não atuar de forma técnica" após estudos do grupo servirem de base para uma multa contra a rede social, que não removeu anúncios fraudulentos de suas redes após uma notificação.

A nota, emitida por meio da Coalizão Direitos na Rede, lembra que o Netlab é "referência nacional por enfrentar a falta de transparência das plataformas de redes sociais na moderação de conteúdos e ampliar o conhecimento científico e debate público sobre o tema".

"Esse tipo de ataque e intimidação se faz ainda mais perigoso ao alinhar-se a argumentos que, sem nenhuma evidência, têm sido utilizados pela extrema direita para desacreditar produções científicas das mais diversas, inclusive do próprio Netlab", ressalta a manifestação.

Meta atacou pesquisadores que apontaram anúncios com fraude
Advogados da empresa tentaram desqualificar pesquisadores do NetLab, ligado à UFRJ, após dona do Instagram e do Facebook ser multada por anúncios com fraudes que usavam o nome do programa Desenrola
Texto Pedro Nakamura
Edição Alexandre Orrico

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!