Governo do Paraná pressiona alunos a usarem LinkedIn

Professores dizem que Secretaria de Educação do estado estipulou prazos e metas para que alunos de cursos técnicos entrem na plataforma
Governo do Paraná pressiona alunos a usarem LinkedIn
Imagem por Heloisa Botelho
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A Secretaria de Educação do Paraná tem pressionado professores a convencerem seus alunos de cursos de educação profissional a criarem perfis na plataforma de currículos LinkedIn, estipulando prazos e metas de cadastros, de acordo com apuração do Núcleo junto a professores do Estado.

Também existe pressão para que os alunos, uma vez cadastrados, sigam a página oficial de educação profissional do governo Paraná no LinkedIn.

AULA ESPECÍFICA. A Secretaria criou uma aula especificamente para ensinar alunos a criarem um perfil no LinkedIn, a qual é lecionada para alunos de ensino médio da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTEC), que tem 131 escolas no estado.

Uma professora informou ao Núcleo que o material é apenas lecionado para adolescentes de 16 anos ou mais – mesma idade mínima prevista nos termos de uso do LinkedIn.

NÃO QUER, MAS PRECISA FAZER. Essa mesma professora – que prefere não se identificar por conta do atual cenário da educação pública no Paraná, no qual a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou um projeto de lei proposto pelo governador Ratinho Jr. (PSD) para privatizar a administração de escolas estaduais – disse que muitos alunos não quiseram fazer o cadastro.

Isso fez com que a Secretaria de Educação criasse metas para as escolas, pressionando pela adesão.

"Eles estipularam meta para escolas, dizendo que certa escola tinha que atingir até aquela data um percentual de estudantes cadastrados no LinkedIn", disse ela. "Isso acaba tornado a adesão algo obrigatório, porque a escola quer ficar bem junto à Secretaria, não se indispor".

Via Lei de Acesso à Informação, o estado informou ao Núcleo de que não há convênio oficial entre a plataforma e o governo do Paraná.

Ao Núcleo, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Paraná confirmou a existência da aula, mas não respondeu a perguntas específicas sobre pressão sobre escolas, professores e alunos (ver abaixo).

"A aula surgiu para que os estudantes conheçam o que há de mais atual nesse cenário profissional, pois ajudá-lo a entender o contexto do mundo do trabalho também é nosso papel enquanto educadores", disse a Secretaria. "Vale pontuar que o cadastro na plataforma supracitada não gera custos nem para a SEED [Secretaria de Educação] e nem para o estudante."

Sobre fazer com que alunos sigam a página vinculada à Secretaria de Educação, foi informado que isso "permite o acompanhamento" da evolução do aluno, "apoiando na compreensão de possível verticalização no Ensino Superior e também conexão profissional".

Contatado, o LinkedIn respondeu com uma mensagem generalista que não teve nada relevante a dizer sobre o assunto.

Veja a resposta da Secretaria na íntegra

Perguntas do Núcleo:

  • A Seed confirma a existência dessa aula sobre LinkedIn (exemplo conforme imagens anexas)? 
  • Se sim, qual a motivação de tal disciplina?
  • A Seed confirma ter criado metas e prazos para pressionar professores a promoverem criação de perfis de alunos de cursos técnico profissionais no LinkedIn?
  • Existe algum acordo, em qualquer forma jurídica ou formal, entre o LinkedIn e a Secretaria de Educação do Paraná? 
  • Em caso de existência de tal acordo, não consegui encontrar no site (em algumas áreas a consulta não funciona), vocês poderiam me enviar os termos desse acordo? 
  • Em caso de existência de tal acordo, o que motivou a aproximação da Secretaria com o LinkedIn?
  • A Secretaria possui acordos semelhantes com outras grandes plataformas de tecnologia? Se sim, quais, e onde posso encontrar esses contratos, se houver?

RESPOSTA

Sabemos que o LinkedIn é uma rede social que tem como foco o perfil profissional. É considerada a maior rede social profissional do mundo, contando com a presença de mais de 500 milhões de usuários.

A plataforma auxilia as pessoas e empresas a conectarem oportunidades profissionais e interesses, ou seja, apoia na divulgação de vagas, na busca por empregos, na alimentação da rede de contatos (networking), nas parcerias, dentre outras atividades relacionadas.

A Educação Profissional por sua vez, é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) com a finalidade precípua de preparar “para o exercício de profissões”, contribuindo para que o cidadão possa se inserir e atuar no mundo do trabalho e na vida em sociedade. Enquanto Rede de Ensino que oferta a Educação Profissional, buscamos sempre conectar a nossa oferta com estratégias assertivas aos nossos estudantes, de modo que, quando projetamos a oferta de um determinado curso técnico, este está inteiramente ligado com o Arranjo Produtivo Local (APL), buscando conectar às necessidades dos Setores Produtivos, que demandam determinadas competências, habilidades e conhecimentos.

Diante disso, temos apoiado a conexão de várias oportunidades profissionais aos nossos estudantes dos cursos técnicos e, o LinkedIn é um meio de apoiá-los na busca por boas oportunidades profissionais.

A aula surgiu para que os estudantes conheçam o que há de mais atual nesse cenário profissional, pois ajudá-lo a entender o contexto do mundo do trabalho também é nosso papel enquanto educadores.

Para além disso, o cadastro no LinkedIn vinculado a página da Educação Profissional Pública do Paraná, nos permite o acompanhamento dele, enquanto aluno egresso, em sua trajetória profissional, apoiando na compreensão de possível verticalização no Ensino Superior e também conexão profissional, ou seja, nos apoia em dados de assertividade de oferta e nos permite traçar rotas mais assertivas e conectadas com o contexto dos nossos estudantes. Vale pontuar que o cadastro na plataforma supracitada não gera custos nem para a SEED e nem para o estudante.

Veja a resposta do LinkedIn na íntegra

Perguntas do Núcleo:

  • Existe algum acordo, em qualquer forma jurídica ou formal, talvez um convênio, entre o LinkedIn e a Secretaria de Educação do Paraná? 
  • Existe algum acordo entre o LinkedIn e a Secretaria de Educação do Paraná para promovação do LinkedIn nas escolas profissionalizantes do Estado? 
  • Em caso de existência de tal acordo, o que motivou a aproximação entre a Secretaria eLinkedIn?

RESPOSTA

"A missão do LinkedIn é criar oportunidades econômicas para todos os membros da força de trabalho global. Acreditamos em parcerias para ajudar a tornar isso realidade, mas neste momento não temos nenhum anúncio de parceria a fazer. O LinkedIn lança constantemente programas para apoiar jovens profissionais nesta jornada, incluindo o Guia para recém-formados com dados exclusivos e conselhos de especialistas para ajudá-los a iniciar suas carreiras e um guia para estudantes com dicas sobre como usar o LinkedIn."

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