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O app de entregas de bebidas Zé Delivery, da Ambev, mantinha uma comunidade no Discord que incentivava o abuso de álcool ao ofertar cupons de desconto para bebidas em troca de engajamento. O servidor foi desativado pela rede social após o contato do Núcleo.
Médicos e psicólogos disseram à reportagem que o marketing de álcool baseado em descontos na rede social, ligado à entrega em casa, promove hábitos associados ao alcoolismo e banaliza os riscos da bebedeira, além de não proteger menores de idade nem prevenir o consumo pesado.
Criado em jul.23, o servidor usava os recursos do Discord para gamificar a comunidade e dar tokens, as Mozédas, a quem interagir mais, responder a pesquisas de consumo e participar de desafios. Essas moedas virtuais podiam ser trocadas por cupons de descontos de 10% a 30%, além de frete grátis no Zé Delivery.
É ✷ importante ✷ porque...
Baixo preço, marketing e facilidade na entrega impulsionam o beber compulsivo, ligado ao alcoolismo
Comunidade não tem controle etário eficaz nem traz regras para proteger usuários do abuso de álcool
Mais de 42% dos usuários do Discord, que tem muito apelo entre gamers e adolescentes, são jovens entre 18 e 24 anos, segundo a plataforma de análise de tráfego SimilarWeb, que não incluiu menores de idade nos dados. O site registra que o Brasil é o terceiro maior mercado da rede social, atrás apenas de Rússia e Estados Unidos.
Em nota, a Ambev disse que a comunidade "não é um canal de vendas, é restrita a maiores de 18 anos e o usuário deve aceitar todos os termos de uso que seguem estritamente as normas vigentes". Lá as regras da comunidade até proibiam a entrada de adolescentes, mas o Núcleo apurou que a verificação etária era autodeclarada.
A reportagem criou uma conta no Discord setada para 14 anos e ingressou no servidor sem qualquer verificação adicional. "Não há proteção em relação a menores de idade nem a pessoas que bebem muito ou que por alguma razão tenham maiores riscos", critica a psicóloga Ilana Pinsky, pesquisadora do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde (Cetab) da Fiocruz.
A única "advertência" veiculada no servidor era a tarja de "beba com moderação", recomendada pelo Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) no marketing de álcool, mas rechaçada por profissionais da saúde, já que estudos mostram que mesmo o "consumo moderado" já aumenta, por exemplo, o risco de câncer.
A Ambev também afirmou à reportagem que "os descontos oferecidos são para todos os itens disponíveis no app, com uma variedade de produtos muito além de bebidas alcoólicas" e "os códigos de desconto podem ser utilizados em qualquer compra, independentemente da categoria de produto".
Leia a íntegra da resposta da Ambev ao Núcleo
"A comunidade do Zé Delivery no Discord não é um canal de vendas, é restrita a maiores de 18 anos e o usuário deve aceitar todos os termos de uso que seguem estritamente as normas vigentes. Lembrando que para comprar uma bebida alcoólica no app existe um controle integrado garantindo que apenas documentos de pessoas maiores de idade sejam aceitos no cadastro. Além disso, os descontos oferecidos são para todos os itens disponíveis no app, com uma variedade de produtos muito além de bebidas alcoólicas, como snacks, doces, bebidas não alcoólicas e itens de conveniência próprios ou de parceiros, e os códigos de desconto podem ser utilizados em qualquer compra, independentemente da categoria de produto."
Leia a íntegra da resposta do Discord ao Núcleo
No Discord, estamos comprometidos com a criação de um ambiente on-line positivo e com a prevenção de danos. Não permitimos que os usuários comprem, vendam ou negociem mercadorias potencialmente perigosas ou regulamentadas, inclusive álcool.
Tomamos as medidas apropriadas quando vemos esse tipo de comportamento, que pode incluir o banimento de usuários, o desligamento de servidores e o envolvimento com as autoridades competentes. Em relação ao servidor em questão, confirmamos que o servidor e o conteúdo foram revisados e que as medidas apropriadas foram tomadas.
"Entrei no grupo e tô bebendo uma caixa por dia"
Ainda que a Ambev diga que os descontos eram oferecidos para qualquer produto, o que incluiria uma variedade de ofertas para além do álcool, na prática, muitos dos usuários do servidor gastavam seus cupons com bebida e relatavam hábitos arriscados associados à participação na comunidade.
"Falei que ia parar de beber, entrei no grupo to bebendo uma caixa por dia", "sem cupom eu reduzo a bebedeira" ou "você vai beber novamente, melhor viver numa ressaca infinita" são algumas das mensagens enviadas por participantes no chat do servidor.
Contudo, o Núcleo perguntou a seis participantes da comunidade do Zé Delivery no Discord se eles sentiam que a iniciativa favorecia o abuso da bebida. Apenas três responderam – todos disseram que não. "Ninguém relata problema com álcool por lá", afirmou um deles.
"O maior problema eu vejo no tempo que as pessoas ficam ali", disse outro, que destacou o quanto a comunidade é engajada. "O assunto por lá não é só bebida, a galera fala de tudo".
DIÁLOGOS. Especialistas consultados pelo Núcleo discordaram se o chat do servidor tinha um papel central no impulso à bebedeira. "Há um enaltecer, mas não acho que o incentivo está na conversa ou na comunidade que junta pessoas que bebem", avalia a psicóloga Sabrina Presman, do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).
Já o psiquiatra Vitor Blazius considera o ambiente nocivo. "O que os une é uma plataforma que vende álcool, entrega em casa e premia quem bebe mais, então há um sistema de grupo em que quem mais bebe é mais valorizado", analisa. "Uma das coisas que agrava o alcoolismo e dificulta parar de beber é a pressão social", diz o médico.
Mas houve unanimidade: a estratégia do servidor era entregar descontos para impulsionar o consumo, o que é predatório. "Tudo o que é promoção de produto de álcool, como open bar ou drink duplo, incentiva a pessoa a beber muito em um intervalo pequeno, que é um dos maiores riscos possíveis, o de induzir a pessoa a beber em binge", afirma Presman.
CUPONS E DELIVERY. Segundo os especialistas consultados pela reportagem, a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê como uma das medidas com mais impacto na redução do abuso de álcool limitar o fácil acesso a bebida de baixo custo, uma combinação que fomenta o binge-drinking.
"Quando você dá cupons de desconto, as pessoas gostam da ideia de que estão economizando e que, com o mesmo dinheiro, podem comprar mais produtos", avalia Pinsky. "O problema é que a bebida alcoólica não é um produto como outro qualquer e traz problemas à saúde absurdamente altos", diz a pesquisadora da Fiocruz.
"O Zé Delivery vem, na verdade, para tirar as fronteiras da disponibilidade: ele aumenta o acesso ao álcool e, por esse Discord, você diminui o preço", critica Presman. "Quanto mais barato, mais acessível ao jovem, que geralmente não tem tanta grana", afirma a psicóloga.
Desconto progressivo
Além disso, ainda que a Ambev tenha dito que suas ofertas na comunidade não focam só em álcool, a empresa usava o servidor para avaliar os hábitos e preferências dos participantes no consumo de bebidas por meio de enquetes cujas opções são ilustradas por emojis ligados à cerveja e drinks.
Uma das pesquisas perguntou se a comunidade gostaria de promoções do tipo "leve mais, pague menos" ou baseadas em "desconto progressivo", do tipo "quanto você MAIS compra, MENOS você paga". "Essa estratégia impulsiona exatamente o beber prejudicial, o beber em exagero", diz Presman.
💀 Câncer e álcool
O álcool é classificado como uma substância cancerígena, na mesma categoria, por exemplo, do cigarro, da radiação e do gás mostarda, conforme a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc). O consumo de bebidas alcoólicas aumenta o risco de diferentes tipos de carcinomas, como o de boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado, intestino e, sobretudo, o de mama, em mulheres. "Para a prevenção de câncer não há níveis seguros de ingestão [de álcool]", afirma o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
🇧🇷 92 mil mortes ao ano
São cerca de 91,9 mil mortes anuais atribuíveis ao álcool no Brasil, segundo um relatório deste ano da OMS. O mesmo estudo também indica que o país tem o maior índice de binge-drinkers habituais das Américas, cerca de 8% da população. Episódios de bebedeira do tipo são impulsionados pelo fácil acesso e baixo preço disponibilizados por apps de entregas como o Zé Delivery, segundo os especialistas consultados pela reportagem.
🤑 Preço baixo, alto consumo
De acordo com projeções da OMS, o consumo anual de álcool per capita no Brasil deve saltar de 7,6 litros em 2025 para 12,1 até 2030. A conta considera o consumo per capita de álcool puro ao longo de um ano inteiro. Uma lata de cerveja, por exemplo, tem 14g da substância.
Uma das explicações para esse tipo de tendência é o quanto a bebida tem barateado no país em relação, por exemplo, à alimentação. Entre 2016 e 2024, comer em casa encareceu mais de 64% enquanto o custo da cerveja subiu só 40%, abaixo da inflação no período. A isso se somam estratégias de marketing de descontos, como a do Discord do Zé Delivery.
"As pessoas se ligam ao preço da bebida não propriamente por baixo poder aquisitivo, mas pelo desejo de se consumir muito", explica o economista Valter Palmieri, professor da Strong Business School e consultor da ACT. E, no Brasil, quando a renda das famílias sobe, o consumo de cerveja, por exemplo, cresce junto, diz o economista. "Sem cerveja barata, o consumo excessivo reduz", afirma.
Esta investigação contou com o apoio da ACT Promoção da Saúde. A ONG não teve acesso ao texto antes da publicação e o Núcleo manteve 100% de independência editorial.