Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Instagram, em sua busca de ser cada vez mais parecido com o TikTok (chamamos de tiktokização da plataforma), atraiu uma avalanche de críticas negativas na última semana, especialmente após a realização de testes com tela cheia, similar à rede social chinesa.

Pois a empresa está voltando atrás nesses experimentos e vai essa abandonar estes testes nas próximas semanas, disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, ao jornalista Casey Newton, da newsletter Plataformer.

QUE MAIS? A empresa também vai reduzir o número de posts recomendados – aquelas coisas que podem ser muito boas (tipo cachorros) ou lixos completos, como violência policial ou propaganda política.

"Estou feliz que assumimos um risco – se nós não fracassarmos de vez em quando, não estaremos pensando grande ou ousadamente", disse Mosseri. "Mas nós definitivamente precisamos dar um grande passo para trás e reagrupar."

Mosseri também disse que dados internos da empresa mostram que as pessoas realmente não estão curtindo as mudanças do Instagram.

DEIXOU A BATALHA, NÃO A GUERRA. Segundo Newton, o executivo deixou claro que a retirada do Instagram agora "não é permanente", especialmente porque precisa concorrer com o TikTok – que continua ganhando mercado e popularidade.

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico
InstagramMetaTikTok
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.