Cerca de 7.300
candidatos a prefeituras e câmaras de vereadores no Brasil já gastaram mais de R$35 milhões
em impulsionamento direto em redes sociais.
As informações são compiladas pelo Observatório de Impulsionamento Eleitoral, uma iniciativa do Núcleo que capta e analisa dados diretamente de prestação de contas enviadas ao TSE.
Até dia 10.set.2024, foram computados 12.594 gastos com a rubrica "impulsionamento", em uma média de R$2.788 por empenho. O maior gasto de uma só vez foi na ordem de R$500.000.
As redes com maior volume de impulsionamento foi o Facebook, com R$26,7 milhões.
O partido com maior valor combinado de impulsionamento nessas eleições é o União Brasil, seguido do MDB e do PT.
O político que mais gastou com impulsionamento até agora, de acordo com os dados mais recentes, foi José Sarto (PDT), candidato à reeleição para a prefeitura de Fortaleza. Ricardo Nunes (MDB), candidato à prefeitura de São Paulo, ficou em segundo lugar, seguido de Evandro Leitão (PT), também em Fortaleza.