Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
O russo Pavel Durov, fundador e CEO do Telegram, foi preso na França neste sábado (24.ago.2024).
A justiça do país europeu alega que o aplicativo de mensagens não modera conteúdo nem coopera com as autoridades, o que tornaria o bilionário russo cúmplice de crimes como tráfico de drogas, fraudes e delitos contra menores de idade.
Em protesto contra a prisão de Durov, Edward Snowden publicou uma paródia do famoso poema do pastor luterano alemão Martin Niemöller:
Quando eles levaram o TikTok, eu me calei; afinal de contas, eu não tinha 12 anos de idade.
Depois, quando levaram o Telegram, eu me calei; porque eu estava usando outro aplicativo ou algo assim, sei lá.
Preso em 2012 por acusações parecidas, o empresário Kim Dotcom, fundador do site Megaupload, aderiu à hashtag #FreePavel.
O presidente da França, Emmanuel Macron, twittou que tem visto "informações falsas" sobre o caso e afirmou que o país tem compromisso com a liberdade de expressão e comunicação:
A prisão do presidente do Telegram em solo francês ocorreu como parte de uma investigação judicial em andamento. Não se trata de uma decisão política. Cabe aos juízes decidir sobre o assunto.
Segundo Hieu Minh Ngo, que se apresenta como "hacker condenado e ex-cibercriminoso", depois da prisão do fundador do Telegram, grupos especializados em crimes cibernéticos estariam migrando para plataformas como Signal e Matrix.
Robert Graham, CEO da Errata Security, aproveitou a ocasião para questionar o compromisso do aplicativo com a segurança de informação:
Todos: O Telegram é criptografado.
Especialistas: O Telegram NÃO é um aplicativo de mensagens criptografado.
<CEO é preso>
Noticiário: O Telegram é um aplicativo de mensagens criptografado.
Especialistas: O Telegram NÃO é um aplicativo de mensagens criptografado.
No X/Twitter, o Telegram soltou uma nota cheia de emojis sobre a prisão de seu CEO:
⚖️ O Telegram cumpre as leis da UE, incluindo o Ato de Serviços Digitais — sua moderação está dentro dos padrões da indústria e em constante melhoria.
✈️ O CEO do Telegram, Pavel Durov, não tem nada a esconder e viaja frequentemente pela Europa.
😵💫 É absurdo afirmar que uma plataforma ou seu proprietário são responsáveis pelo uso indevido dessa plataforma.
🌐 Quase um bilhão de usuários globalmente usam o Telegram como meio de comunicação e fonte de informações vitais.
💙 Estamos aguardando uma resolução rápida dessa situação. O Telegram está com todos vocês.
O caso fez vir à tona mais uma vez um fato biográfico curioso sobre o CEO do Telegram: ele diz ter mais de 100 filhos biológicos.
Antes de ser preso, Durov estava viajando pelo mundo com Juli Vavilova, influenciadora e coach especializada em criptomoedas.
O suposto casal passou os últimos dias postando fotos e vídeos dos lugares que visitava — o que, especula-se agora, pode ter facilitado a captura do bilionário.