Este post saiu primeiro na newsletter Garimpo – uma curadoria fina, engraçada e direta do que tem de viral nas redes sociais. Receba de graça.
Raquel Brito, irmã do campeão do BBB24, Davi, é hoje um dos maiores fenômenos nas redes.
O retrato acima, por exemplo, virou o que costuma-se chamar de "estático": uma imagem consagrada como meme, usada para legendar posts pessoais nas redes. Sabe aqueles prints da Gretchen em baixíssima resolução? Então.
Mas muitos dos conteúdos relacionados a Raquel que viralizam são problemáticos: comentários jocosos sobre seu corpo e sua maneira de se comunicar são bastante comuns.
Há uma conta popular no TikTok que republica vídeos postados por ela no Instagram e cria legendas novas, com erros propositais de gramática.
Outro meme grande dentro do Raquelverso é o da equipe de 40 funcionários, que ela mencionou em uma entrevista ao influenciador Chico Barney.
Ela emplacou ainda a expressão "e outra" (também grafada como "yotra"), que costuma usar no começo de seus stories no Instagram.
Até a Globo aderiu.
E a cantora Ludmilla...
...que recentemente convidou Raquel a subir no palco de seu show e a apresentou fazendo referência aos tais 40 funcionários.
Quando Silvio Santos morreu, Raquel usou a imagem dele para fazer propaganda de uma casa de apostas.
E se desculpou depois.
Nesta semana, ela pediu dicas de livro no X/Twitter. Viralizaram vários tweets recomendando-lhe um dicionário.
Também recentemente, Raquel postou um vídeo sobre pessoas que recomendam a ela fazer uma rinoplastia.
No Facebook, um usuário denunciou uma edição racista de uma foto dela e de Davi. A Meta não analisou o conteúdo manteve a imagem no ar.
Eu denunciei essa foto no Facebook e olhem a resposta... pic.twitter.com/ZWSPb3KGjQ
— cowboy uncle johnny 𐚁 (@blackiswal) August 22, 2024