IMPACTO

Qual o resultado do nosso jornalismo?


Publicamos 34 matérias em 2021 | 35 matérias em 2020 |

O Núcleo tem como público-alvo principal agentes do terceiro setor, do funcionalismo público e a imprensa. Nossas reportagens, muitas vezes, servem para pautar esses profissionais, subsidiando outras reportagens ou ações.

Se nosso jornalismo foi útil para você de alguma forma, fale pra gente! Conte para a gente como, e se tiver sugestões e correções, também queremos saber.

Estamos nesses canais:

Whatsapp

Telegram

[email protected]

@nucleojor

De UOL a El País, de Yahoo a Aos Fatos, veja aqui os veículos parceiros que já republicaram nossas reportagens


→ Remoção de anúncios irregulares de armas do Facebook

Nossa reportagem resultou na remoção de diversos conteúdos com anúncios de compra e venda de armas que infringiam as regras de comunidade do Facebook.

Como soubemos disso?

Após solicitação de comentários ao Facebook, a assessoria de imprensa da rede social nos informou da retirada dessas publicações.


→ Exército Brasileiro retira do ar exposição indevida de dados de generais

Nossa apuração sobre a exposição indevida de dados pessoais de aparentemente todos os generais do Exército Brasileiro levou a corporação a retirar de acesso público o documento com esses dados.

Como soubemos disso?

O Núcleo notificou o Exército de que um livrete de acesso restrito com dados de generais estava publicamente acessível em uma rede externa, o que levou a corporação a retirar o documento do ar. No mesmo dia da notificação o link do livrete ficou inacessível.


→ CPI sobre Óleo do Nordeste

Nossa reportagem sobre como o Ministério do Meio-Ambiente foi alertado constantemente pelo Ibama sobre falta de recursos no combate contra o derramamento de óleo no Nordeste serviu para subsidiar relatório para a CPI na Câmara que analisa o tema.

Como soubemos disso?

Uma funcionária da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados entrou em contato em janeiro de 2020 via Whatsapp para solicitar os documentos utilizados.


→ Justiça pede esclarecimentos ao Executivo

Análise que fizemos sobre a redução no número de leitos hospitalares foi utilizado como fonte no pedido de organizações da sociedade civil em amicus curiae em ADIs que questionavam o teto de gastos.

Como soubemos disso?

Soubemos via Twitter, através do Coordenador de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil.


→ Análise sobre avaliação do governo pauta grande imprensa

Uma análise completa sobre a avaliação do governo Bolsonaro em tempos de coronavírus serviu como base para pautar diversos verículos jornalísticos, incluindo o Jornal Nacional, o G1, a Folha de S.Paulo e o Brazil Report.

Como soubemos disso?


Última atualização desta página em 01/04/2021