De um dia para o outro, o número de posts de políticos brasileiros no X caiu significativamente, indicando alto cumprimento ao bloqueio imposto por Alexandre de Moraes à rede social, mesmo que alguns políticos de direita tenham abertamente declarado desobediência à ordem judicial.
Em 30.ago, no auge do debate no X sobre a decisão de Moraes, foram publicados 534
posts dentro de uma base de 750 políticos monitorados pelo Núcleo. No dia seguinte, foram postados apenas 35
conteúdos.
Entre 31.ago, quando a ordem começou a fazer efeito em boa parte do Brasil, e 2.set foram publicados 89
posts por 28 políticos monitorados.
Alguns posts, como dos petistas Paulo Paim e Natalia Bonavides e do governador bolsonarista Jorginho Mello (SC), pareciam ter sido feitos via ferramentas de agendamento de posts, enquanto outros mais abertamente declaravam desobediência à ordem, como o do deputado federal bolsonarista Marcel van Hattem.
"Estou tuitando isso com VPN. Este tweet pode me custar quase 10 mil dólares de acordo com a decisão do tirano @alexandre de Moraes, amigo do @LulaOficial: todo brasileiro que postar no X a partir de agora será multado em R$ 50 mil por dia de acordo com sua 'decisão' ilegal", disse o deputado do Novo em um de seus 17 posts desde o bloqueio.
O senador Sergio Moro, por exemplo, deu um migué e disse que seu único post foi publicado por um amigo no exterior. "Até que a decisão judicial seja revista por sua ilegalidade e desproporcionalidade, pedi a um amigo nos US para postar a partir de lá na minha rede. Se a imprensa pode usar correspondentes, eu posso usar meus amigos no exterior."
Como fizemos isso
A partir da ferramenta de raspagem de dados Apify, o Núcleo conseguiu extrair 10 mil posts no X feitos por 750 políticos brasileiros em 2024. Foi então feito um recorte para excluir retweets e posts feitos antes de 19.ago.2024, para que fosse possível considerar apenas posts originais e medir o quão aquecido estava o debate antes e depois do bloqueio.
Veja aqui a lista de posts, inclusive de políticos que publicaram entre os dias 31.ago e 2.set, com os links captados no monitoramento.