Receba nossas newsletters
É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!
Bom dia! Aqui é a Chloé Pinheiro, ainda revoltada com o resultado da eleição do Conselho Federal de Medicina. Explico abaixo o que isso tem a ver com a ciência. Também vamos falar da teoria de que a realidade é uma grande simulação e, na nota do convidado, trazer um convite de uma turma bacana para conhecer o mundo da física quântica. Se bobear, tá mais fácil de entender que o nosso, né não?
CFM
O Conselho Federal de Medicina elegeu seus conselheiros para a próxima gestão do órgão. Entre eles, o notório negacionista Francisco Cardoso, que até hoje fala mal das vacinas contra a Covid e vive atacando divulgadores científicos e jornalistas em suas redes sociais. A ciência deveria nortear a prática médica, e na pandemia ficou bem clara a falta que essa sintonia faz, mas parece que ninguém tá nem aí pra isso.
Não aprendemos
E teve também a reeleição de Mauro Ribeiro, ex-presidente da entidade, que assinou o parecer liberando o uso de medicamentos ineficazes contra a Covid e passou pano pra cloroquina inalatória, e de Hiran Gallo, atual presidente, que participou de eventos antivacina. Na moral, foi um tapa na cara da ciência. E um recado para toda a sociedade.
Bem-vindo à Matrix
Saiu na imprensa nacional a notícia de que a teoria de que o universo é uma simulação está “ganhando força”. Mas não é bem assim. Essa história vira e mexe dá as caras, mas o pessoal sério tende a não dar muita bola para ela, porque não se trata de uma questão científica: é impossível de comprovar ou refutar.
Plantão dinonews
O pessoal da UFRN encontrou pegadas de dinossauro em um sítio paleontológico de mais de 130 milhões de anos na Paraíba. As pegadas mais importantes, inéditas, foram descritas em estudo e parecem pertencer a um tipo de saurópode, aquele dino clássico, pescoçudo, gigante e herbívoro. E foram batizadas em homenagem a um guardião local que já faleceu — sim, pegadas têm nome próprio na paleontologia. E dá pra ver a pista em 3D.
Sinal de vida
Estou completamente fascinada pelo podcast Sinal de Vida, dos biólogos Lucas Andrade e Gabi Longo. Ele conta a história da busca dos dois por sinais da raia-chita, uma espécie rara, no mar de uma ilha no litoral norte paulista. Tem ciência cidadã, tem história bem contada, tem cultura, tem emoção, e tem um final inacreditável. Golaço da divulgação científica. Sério, fica a dica!
* Um programa desenvolvido pela USP ajudou a treinar talentos do Judô que estiveram nas Olimpíadas. Deu certo, hein?
* Um pesquisador brasileiro focado em Alzheimer recebeu um prêmio internacional.
* Os vencedores do Jabuti Acadêmico.
* Chimpanzés aprenderam a pronunciar uma palavra… mamãe. 😍
* Saiu uma história por aí de que a Covid poderia deixar como sequela uma espécie de aids. Mas (adivinha) não é bem assim…
* Cientistas do clima estão com a saúde mental em frangalhos, alerta nossa Meghie Rodrigues nessa baita matéria.
* Como os animais veem o mundo? Os fantásticos sons da natureza.
Nota do convidado
Por que falar de teoria quântica?
Por Gláucia Murta, professora do instituto de física atômica e subatômica da Universidade Técnica de Viena (TU Wien), Leonardo Guerini, professor do departamento de matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Luciane Treulieb, jornalista, editora-chefe da Revista Arco, da UFSM
A teoria quântica fascina tanto os amantes da tecnologia quanto aqueles que se intrigam com os mistérios do universo. Ela é responsável por muitas das tecnologias atuais, incluindo componentes essenciais para o funcionamento dos computadores, como o transistor. E a chamada ‘segunda revolução quântica’ promete trazer avanços tecnológicos ainda mais surpreendentes.
Para além da sua aplicabilidade inquestionável, a teoria quântica, com suas estranhezas e fenômenos contraintuitivos, chegou para abalar profundamente a nossa visão de mundo. Tudo isso faz do termo ‘quântico’ um sinônimo de mistério, daquilo que não é bem compreendido. Então, não é de se surpreender que agora seja comum ver a palavra ‘quântica’ associada a produtos e serviços que não têm absolutamente nada de científico: colchões, curas, coaches e por aí vai…
E é nesse cenário de "hype" em torno do termo 'quântico' que dois pesquisadores da área se juntaram a duas jornalistas para criar um podcast abordando o assunto. O Q Quântico é um podcast sobre teoria quântica que confronta a desinformação e faz do misticismo uma porta de entrada para a ciência.
Em sete episódios, discutimos os conceitos científicos que estão por trás (ou não) de frases da pseudociência e do misticismo. A temporada completa já está disponível na sua plataforma de áudio favorita!