Listening Pulse

Listening Pulse é uma tecnologia open source e de baixo custo para monitoramento e análise de tendências de mídias sociais, que utiliza curadoria seletiva para aumentar a descoberta de conversas e debates relevantes, filtrando o ruído das redes.

Saiba Mais
Imagem de destaque

Sobre o Pulse

Entenda os debates e as conversas

Listening Pulse foi desenvolvida pelo Volt Data Lab, empresa por trás do Núcleo, e permite o desenvolvimento de ferramenta de escuta das redes sociais a partir da curadoria de perfis selecionados, filtrando o barulho e mostrando apenas o conteúdo que realmente importa.

A partir de algoritmos próprios de análise e descoberta, a tecnologia permite monitorar comunidades redes sociais e pode, inclusive, ajudar no combate à desinformação, na descoberta de novos assuntos, no conhecimento de sua audiência, na construção de uma comunidade e no monitoramento de autoridades e perfis relevantes.

A ferramenta é totalmente open source, ou seja, pode ser utilizada e auditada por qualquer pessoa. O Núcleo fornece serviços de implementação e licenciamento dessa tecnologia para uso de sua organização.

Fale conosco

Monitor Nuclear

Tendências de engajamento em perfis dos políticos mais relevantes no Twitter.

Science Pulse

Ferramenta de social listening desenhada para acompanhar o debate de ciência nas redes sociais.




  • Descubra conversas

    Selecione sua rede e descubra os principais assuntos e debates

  • Multicanais

    Suporte para Twitter, Instagram, Facebook e Reddit

  • Totalmente auditável

    Nosso código é open source, ou seja, aberto a todos, com total transparência

  • Jornalismo via app

    O jornalismo pode explorar novos formatos. E se seu conteúdo fosse um algoritmo, em vez de um texto?

  • Automação

    Nossas soluções contam com serviços de automações de envio de emails e bots para produzir e disparar conteúdo.

  • Aplicação aberta

    Não somos uma tecnologia atrás de um paywall. Nossas aplicações pode ser para o consumidor final.


A aplicação é de código aberto, sob licença MIT. Isso significa que pode ser reproduzida gratuitamente. No entanto, o desenvolvimento técnico pode ser difícil, e o Núcleo/Volt Data Lab oferece serviços sob demanda para implementação dessa tecnologia. Os valores são discutidos caso a caso com clientes e parceiros. Entre em contato conosco em [email protected].

Atualmente o Listening Pulse é utilizado no projeto Science Pulse, que tem o apoio do International Center for Journalists, e pelo próprio Núcleo Jornalismo, no Monitor Nuclear. Temos outros projetos em andamento, com outros parceiros, que serão anunciados eventualmente.

Utilizamos as APIs públicas das redes sociais e criamos mecanismos para obter esses dados de tempos em tempos, alimentando a aplicação com novos dados. Nossos algoritmos então selecionam conteúdos de destaque utilizando diferentes métricas.

As aplicações só utilizam dados disponibilizados pelas APIs públicas das redes sociais. Em geral, nossas aplicações não envolvem captação de dados pessoais de usuários. Se por acaso um dia fizermos isso, vamos agir de acordo com as melhores práticas e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)