Receba nossas newsletters
É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!
⚠️ Texto atualizado às 00:43 de 31.ago.2024 para atualizar dados mais recentes.
O Bluesky acrescentou cerca de 500 mil
novos usuários do Brasil em um período de 48 horas, o maior fluxo de brasileiros na plataforma desde que foi lançada, consolidando o país entre as top 5 nacionalidades presentes na rede social.
A plataforma, que utiliza protocolo aberto e foi lançada em abr.2023 como uma alternativa ao Twitter, está em modo de alerta no momento para garantir que os sistemas continuem funcionando corretamente mesmo com um grande fluxo de usuários.
A média de novos usuários da plataforma varia entre 4.000 e 6.000 usuários por dia. "Cada um dos engenheiros da nossa equipe está com o computador ligado agora para observar a infraestrutura e se certificar que nada [nenhum sistema] vai cair", disse em entrevista ao Núcleo a diretora operacional do Bluesky, Rose Wang.
"Grandes ondas de usuários brasileiros chegaram ao Bluesky no passado, mas nunca vimos números como os que vimos hoje
– Rose Wang, do Bluesky
O Brasil, assim, figura confortavelmente entre as maiores nacionalidades na plataforma, junto a Japão, EUA e Reino Unido.
Para ser ter uma ideia, em um período de apenas 20 horas foram acrescentados 105 mil
novos usuários do Brasil à base do Bluesky. Em comparação, foram 4.000 mil dos EUA, 1.000 de Portugal, 1.000 do Reino Unido e apenas 700 do Japão no mesmo período.
"Isso tende a ser um efeito cumulativo de reputação das plataformas, onde cada usuário pode escolher para onde ir agora", disse.
Nesta sexta-feira (30.ago), o ministro do STF Alexandre de Moraes ordenou a suspensão do X/Twitter em todo território nacional, o que deve levar ainda mais usuários para o Bluesky nos próximos dias – número que já estava em ascensão desde quarta-feira (28.ago) que o STF publicou em seu perfil oficial um ultimato para que Elon Musk indicasse um novo representante legal para o Brasil.
Wang não revelou quantos usuários do Brasil estão na plataforma neste momento. Estima-se que o X/Twitter tenha em torno de 40 milhões de usuários no Brasil que acessam o serviço pelo menos uma vez por mês.