Instagram vai censurar nudez na DM

O Instagram não vai notificar pais quando seus filhos menores de idade enviarem ou receberem conteúdo envolvendo nudez.

O Instagram começará a desfocar e censurar imagens de nudez em mensagens diretas, como parte de uma iniciativa para proteger crianças e adolescentes de abusos e exploração sexual.

Entenda como vai funcionar:

  • Com a proteção ativada, usuários que receberem imagens de nudez serão aconselhados por uma mensagem a não se sentirem obrigados a responder, e terão opções para bloquear e denunciar o remetente;
  • Usuários que tentarem enviar uma imagem de nudez via DM receberão um alerta sobre os riscos de compartilhar e visualizar conteúdo confidencial, e uma mensagem adicional desencorajará o encaminhamento de imagens de nudez recebidas.
  • Usuários menores de 18 anos terão essa proteção ativada automaticamente, e pessoas adultas receberão uma notificação da Meta incentivando-os a ativá-la, segundo comunicado da empresa.

O Instagram está envolvido em uma série de escândalos e denúncias sobre perfis que exibem conteúdo de exploração sexual infantil e não são moderados Meta.

COMO? A detecção de conteúdo de nudez será realizada por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A empresa assegurou que não terá acesso às imagens, a menos que sejam reportadas por alguém envolvido na conversa.

QUANDO? Esse novo recurso entrará em fase de testes próximas semanas, com um lançamento global previsto para os próximos meses, segundo o Wall Street Journal.

POR QUÊ? “Este recurso é projetado não só para prevenir que as pessoas vejam nudez indesejada em suas DMs, mas também para protegê-las de golpistas que podem usar imagens de nudez para coagir o envio de imagens em retorno”, explicou a Meta.

Instagram ignorou perfil que sexualiza crianças com 48 mil seguidores
Instagram ignorou por meses página de conteúdo sexualmente sugestivo de menores de idade com 48 mil seguidores, apesar de denúncias

CONCORRENTES. Há alguns anos, a Apple introduziu um recurso semelhante chamado Segurança de Comunicação para mensagens SMS. Essa proteção, aplicável ao Mensagens e a outros aplicativos da empresa, agora é ativada por padrão.

Pais podem gerenciar a Segurança de Comunicação nos dispositivos dos filhos através do Compartilhamento Familiar. Mas devido a preocupações com a privacidade, a Apple optou por não notificar os pais caso menores de 13 anos visualizem ou enviem conteúdo considerado impróprio.

AOS PAIS. O Instagram também não notificará os pais nesse caso, o que pode suscitar questionamentos sobre a efetividade da ferramenta no combate a problemas como a exploração sexual infantil.

Facebook e Instagram ainda abrigam grupos de exploração sexual infantil
Investigação do Wall Street Journal mostra que o sistema de recomendação da Meta ainda facilita a conexão de criminosos que consomem material de abuso infantil, usando recursos como “Grupos que você deve participar” no Facebook e preenchimento automático de hashtags no Instagram.

Via Wall Street Journal (em inglês)

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!