Parece mentira, mas o Ministério da Saúde escolheu a Choquei para campanhas anti-fake news

Ações com a página ocorreram ano passado, mas interações nas redes seguiram até janeiro. Choquei é considerada "parceira" da pasta, que mantém sem custo uma rede de influenciadores.
Parece mentira, mas o Ministério da Saúde escolheu a Choquei para campanhas anti-fake news
Arte: Rodolfo Almeida
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Este texto foi atualizado

Em ago.2023, o Ministério da Saúde usou a página de fofocas Choquei, que soma 27 milhões de seguidores só no X (ex-Twitter) e Instagram, para divulgar suas ações de vacinação e promover o Zé Gotinha, segundo um "mapeamento de influenciadores" para campanhas digitais obtido pelo Núcleo via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Conhecida por disseminar teorias da conspiração e notícias falsas, a página está entre as "parceiras" de divulgação de ações do ministério, que hoje aposta em uma rede informal de influenciadores para aumentar seu alcance nas plataformas.

Nenhum deles "recebe qualquer tipo de cachê ou pagamento pela produção de conteúdo ou participação em materiais orgânicos de redes sociais", disse a pasta na resposta via LAI.

No total, o Núcleo identificou 17 interações entre o perfil oficial do ministério e a página de fofocas só no X entre jun.2023 e jan.2024, 9 delas em posts que divulgavam ações de governo ou o presidente Lula. No total, esses tuítes somaram mais de 316 mil curtidas e 20 mil retuítes.


É importante porque...

Criticada por espalhar mentiras e notícias falsas, Choquei é considerada uma página "parceira" pelo Ministério da Saúde

Terceirizada da pasta, FSB Comunicação incluiu página de fofoca em rede informal de influenciadores que divulgam ações de saúde

Perfil oficial do Ministério da Saúde interagiu 17 vezes com a página de fofocas entre jun.2023 e jan.2024 para tentar promover ações do governo


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O mapeamento de influenciadores do Ministério da Saúde descreve a Choquei como "uma conta nas redes sociais Instagram e Twitter criada pelo brasileiro Raphael Sousa Oliveira em 2014". "Inicialmente especializada em notícias de entretenimento, a conta se tornou notória ao cobrir notícias do mundo real, a partir de 2022", diz a planilha, que marcou a especialidade da página como "entretenimento/notícias".

Leia a íntegra da nota do Ministério da Saúde enviada ao Núcleo

Após a publicação da reportagem, a pasta enviou uma nota ao Núcleo. Leia a íntegra:
O Ministério da Saúde reforça a importância do combate à desinformação em saúde nas redes sociais e repudia qualquer tipo de fake news. Por meio do Saúde com Ciência, uma iniciativa interministerial voltada para a promoção e fortalecimento das políticas públicas de saúde e a valorização da ciência, a pasta busca promover ações que visam identificar e compreender o fenômeno da desinformação, promover informações íntegras e responder, de maneira preventiva, aos efeitos negativos das redes de desinformação.

Conforme respondido ao veículo por meio da solicitação formal de Lei de Acesso à Informação (LAI), o objetivo do mapa de influenciadores é identificar quem trata dos nossos temas de interesse ou quem dialoga com nossos públicos-alvo. Ou seja, o fato de um determinado perfil estar identificado no mapeamento de influenciadores não significa que o mesmo tenha sido parceiro do Ministério da Saúde ou mesmo tenha sido abordado pela pasta para qualquer campanha.

Cabe esclarece que, o mapeamento de influenciadores, por ser um documento formal de entregas e prestação de contas do trabalho realizado, contém o registro dos levantamentos realizados em períodos anteriores. Dessa forma, a página da Choquei e citações ao perfil realizadas no ano passado não foram retiradas da lista. O que não significa que o perfil permanece como potencial influenciador para a pasta ou mesmo que será acionado para qualquer tipo de ação.

Em relação a interação enviada pelo Ministério da Saúde para a Choquei no X em janeiro de 2024, em resposta a uma publicação do perfil sobre o lançamento do Programa Dignidade Menstrual. O Ministério da Saúde responde diversos perfis diariamente em suas redes sociais que mencionam diretamente a pasta ou citam programas e ações. O objetivo das interações realizadas pelo Ministério da Saúde é levar informação institucional da pasta para os públicos interessados no tema. A pasta responde, inclusive, críticas de usuários. O diálogo por meio das redes sociais é fundamental para promover informação qualificada no ambiente digital.

PARCEIROS. Em agosto, no mês previsto pelo mapeamento do ministério, por exemplo, a página de fofocas republicou uma campanha da Xuxa com o Zé Gotinha e uma visita do mascote ao Cristo Redentor.

No total, o mapeamento obtido pelo Núcleo lista por volta de 37 propostas de campanhas diferentes e mais de 700 perfis considerados parceiros em potencial, entre páginas governamentais, políticos, cientistas, influenciadores e organizações.

Em sua resposta via LAI, o governo federal disse que "o mapeamento de influenciadores não significa que todos os perfis mapeados tenham sido parceiros do Ministério da Saúde ou mesmo tenham sido abordados pela pasta para qualquer campanha".

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FEITO PELA FSB. Segundo o mapeamento obtido, a Choquei foi considerada para duas campanhas: o lançamento de um projeto antidesinformação – o Saúde Com Ciência, que a página no fim não participou – e para a promoção do Zé Gotinha, para a qual houve ao menos quatro posts do perfil.

O mapeamento foi feito pela terceirizada FSB Comunicação, a responsável por gerenciar as redes sociais e a estratégia digital do ministério. A Choquei não respondeu aos pedidos de comentários enviados pela reportagem.

Já o Ministério da Saúde disse em nota que o documento visa identificar perfis que abordam temas de interesse do ministério. Sobre as interações com a Choquei, a pasta disse responder diariamente a perfis que mencionem seus programas e ações.

"O objetivo das interações realizadas pelo Ministério da Saúde é levar informação institucional da pasta para os públicos interessados no tema", afirmou. "A pasta responde, inclusive, críticas de usuários".

Em janeiro deste ano, Choquei divulgou ação de combate à pobreza menstrual do Ministério da Saúde. Reprodução: X/Twitter.

AMIGOS DA JANJA. A página é "influencer oficial" do PT ao menos desde 2022, quando a atual primeira-dama Janja da Silva e o administrador da Choquei, Raphael Sousa, se aproximaram e a página passou a publicar fotos exclusivas de Lula com a esposa, enviadas pela própria, segundo reportagem da revista piauí.

Nas eleições de 2022, a página bateu recordes de engajamento e fez parte da mobilização digital petista que tentou combater a máquina de ódio bolsonarista nas redes.

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Texto atualizado em 25.mar.2024 às 19h50 para inserir novos parágrafos que incluíssem informações de uma nota enviada pelo Ministério da Saúde à reportagem. Inicialmente a pasta não havia respondido aos pedidos de comentários do Núcleo. A resposta também foi incluída.

Texto Pedro Nakamura
Arte Rodolfo Almeida
Edição Alexandre Orrico

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