BotPonto

Ferramenta aberta para facilitar a checagem de informação em vídeos no YouTube durante as eleições 2022


O BotPonto é um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar o combate à fake news e desinformação.

Receba a newsletter do BotPonto

Nossa newsletter será enviada semanalmente com os principais destaques do monitoramento do BotPonto. É particularmente útil para jornalistas, profissionais do terceiro setor e pesquisadores, mas é de graça pra todo mundo!


Siga no Twitter (@bot_ponto) e explore no painel abaixo todos os vídeos que mencionam termos potencialmente desinformativos.

Mais detalhes sobre o BotPonto

Nosso robozinho escuta atentamente todos os dias vídeos de cerca de 100 canais do YouTube para encontrar palavras-chave que podem indicar conteúdo potencialmente desinformativo sobre política e eleições.

A partir desse monitoramento, o BotPonto tweeta automaticamente um link com o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, para facilitar o processo de checagem e economizar tempo de jornalistas e pesquisadores.

Use as informações livremente. Para citações, fazer referência a BotPonto, do Núcleo Jornalismo ou BotPonto, se possível com link para www.nucleo.jor.br/botponto.

Acompanhe esse monitoramento na conta do BotPonto no Twitter (@bot_ponto), explore no painel abaixo todos vídeos potencialmente desinformativos e assine nossa newsletter com um balanço dos principais termos e canais.

O BotPonto é um projeto do Núcleo Jornalismo, desenvolvido em parceria com a Novelo Data, durante o programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

O acesso à ferramenta ficará aberto e gratuito durante todo o processo eleitoral brasileiro de 2022.

Sugira canais e termos para o BotPonto


Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca