Nuclito é o chatbot de inteligência artificial do Núcleo, com o objetivo de facilitar a busca dos nossos leitores por informações resumidas e de qualidade sobre tecnologia, redes sociais e Big Techs.
As respostas do Nuclito são baseadas exclusivamente nos conteúdos publicados aqui no site do Núcleo, e sempre incluem links de referência.
O produto está em período de teste e contamos com o feedback dos nossos apoiadores para melhorar a ferramenta.
Para utilizar, basta estar logado no site do Núcleo, mesmo que seja um cadastro gratuito. O Nuclito aparece como um pop-up no canto inferior direito da tela.
Faça o cadastro gratuito no site do Núcleo neste link, com apenas nome e e-mail .
CONTEXTO
O Nuclito faz parte do programa Acelerando Negócios Digitais, criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo Meta Journalism Project.
O objetivo do Núcleo com o projeto é criar uma tecnologia que ajude a mitigar o problema de desinformação em chatbots, ao fazer com que as respostas da IA sejam baseadas somente em informações de fontes confiáveis.
Além disso, a ferramenta pode incentivar os leitores a usar bom jornalismo como fonte de informação primária na busca por respostas bem elaboradas.
Como parte do programa, a equipe do Núcleo está recebendo mentorias desde jun.23, além de apoio financeiro de US$15 mil
para o desenvolvimento do projeto.
CRÉDITOS
O Nuclito foi idealizado e coordenado pelo diretor-executivo do Núcleo, Sérgio Spagnuolo, com desenvolvimento foi liderado pelo cientista da computação Michel Gomes e estratégia digital de Jade Drummond. A interface da aplicação foi criada pelo programador José Catalani, e o projeto teve suporte técnico de Felippe Mercurio e Henrique Rieger. A identidade visual é de Rodolfo Almeida.
O Nuclito é construído em cima da API do modelo GPT-4 da OpenIA.
Você teve algum problema ao utilizar o Nuclito? Queremos saber o que rolou. O Nuclito está em período de teste e contamos com seu feedback para torná-lo ainda melhor.
Prefere falar com a gente? Mande um e-mail para [email protected]