O Núcleo é uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais e de inteligência artificial nas vidas das pessoas, a partir da intersecção entre jornalismo e tecnologia.

O site foi criado com a missão de produzir investigações a partir de dados e trazer mais transparência ao governo, ao debate político e a políticas públicas, em diferentes esferas e localidades. Com o passar do tempo, fomos ajustando essa missão para ficar mais alinhada com nossos objetivos e com as demandas de informação da sociedade.

Estamos organizados em dois grandes pilares:

  • O de conteúdo (reportagens, artigos, newsletters);
  • E o de aplicações (chatbots, monitores, algoritmos de curadoria).

A iniciativa foi incubada pela agência Volt Data Lab, e foi lançada em 6 de janeiro de 2020 pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico.

Toda nossa operação é guiada pela transparência, mesmo princípio que cobramos das Big Tech, do governo e de quaisquer outras instituições.

>>> Publicações institucionais aqui →

>>> Entre em contato com a gente via: [email protected]

COMO CREDITAR O NÚCLEO?

Caso sejamos utilizados como referência para seu trabalho, favor nos creditar como Núcleo Jornalismo, de preferência com o link para a análise de referência. Isso é realmente importante para nós, literalmente ajuda na continuidade do nosso trabalho e captação de recursos.

QUEM ESTÁ POR TRÁS

O Núcleo foi fundado pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico. A empresa por trás do empreendimento é a Volt Data Agenciamento de Notícias LTDA, inscrita sob o CNPJ 37.307.891/0001-33, que tem Spagnuolo como sócio majoritário e Orrico e Felippe Mercurio como minoritários.

DE ONDE VEM A GRANA

O Núcleo se financia a partir de quatro pilares:

  • Venda de serviços e produtos de tecnologia para clientes e parceiros;
  • Venda de assinaturas para nossos apoiadores (aproveite que tá lendo isso e nos assine aqui);
  • Venda de publicidade qualificada
  • Grants e financiamentos disponíveis para organizações jornalísticas por empresas, fundações, fundos e outras organizações.

O Núcleo não vende serviços e produtos de tecnologia para governos em quaisquer esferas no Brasil, partidos políticos e políticos. Também não utilizamos publicidade programática (tipo Google Ads), por entender que essa publicidade é invasiva, degrada a qualidade do conteúdo (já que exige muitos clicks) e polui nosso site.

Veja mais detalhes em nosso relatório de atividades.

Relatório de atividades do Núcleo Jornalismo em 2022
Impacto, tecnologia, jornalismo, parcerias, audiência, produção, transparência e metas para 2023

POR QUE ACEITAMOS DINHEIRO DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA?

O Núcleo acredita que as grandes empresas de tecnologia têm um papel importante no financiamento de redações e do jornalismo, em especial pequenas iniciativas. É o que chamamos de platform accountability (prestação de contas de plataformas).

Grandes plataformas digitais têm um impacto muito grande na mídia e no cenário de jornalismo. Foram responsáveis por uma quebra no modo de financiamento de redações do passado e – mesmo com todas as coisas boas e facilidades que trouxeram – são palco (e, portanto, responsáveis) de muitos eventos, discursos e debates danosos para a sociedade.

O Núcleo já recebeu grants do Google, do YouTube e do Facebook. Grandes organizações fora da tecnologia incluem Instituto Serrapilheira, Luminate e Fundação Tide Setúbal.

⚠️
É muito importante notar: o Núcleo não aceita nenhum aporte, investimento, doação ou apoio financeiro condicionado a qualquer interferência na nossa liberdade editorial, ou seja, nas reportagens que publicamos e até nos apps que desenvolvemos.

Você pode acompanhar nossa cobertura crítica nestes links: Google, Facebook, YouTube.

TRANSPARÊNCIA EDITORIAL

Nossa política editorial é de transparência de processos. Dentro do possível, nos comprometemos a explicar:

1. por que achamos que um assunto é importante;

2. a forma como apuramos as informações e como chegamos a tais resultados;

3. a divulgação de códigos e dados utilizados;

4. atribuir referências, em forma de citações e links, sempre que utilizarmos conhecimento adquirido diretamente de terceiros.

DADOS DE AUDIÊNCIA

Como parte da nossa política de transparência, a partir de agora é possível acompanhar os principais dados de audiência do Núcleo do ano vigente.

Informações básicas de acessos de usuários, visualizações de página, sessões por leitor e dispositivos utilizados ficarão constantemente abertas para o público geral, atualizados diariamente.

POLÍTICA DE CORREÇÕES

O Núcleo sempre corrigirá informações e será claro e transparente em relação a elas.

Nossas matérias terão um aviso do dia e hora em que uma reportagem foi alterada, o que foi alterado e os motivos da alteração, quando aplicáveis.

Retificações de erros de digitação são uma exceção e não serão avisadas, exceto se mudarem alguma informação ou a forma de interpretação (por exemplo uma vírgula em casas decimais).

POLÍTICA DE CONTRATAÇÃO

O Núcleo nasceu com o compromisso de aumentar a diversidade em seus quadros de colaboradores. Entendemos que algumas vezes o processo de contratação inclusiva possui algumas dificuldades.

Por exemplo, somos uma empresa pequena que precisa otimizar a alocação de recursos, e muitas vezes recorremos a pessoas que já conhecemos e que confiamos para entregar um trabalho – o que nos mantém dentro de nossas bolhas. Entendemos esse desafio e queremos fazer algo sobre isso.

  • A tabela de remuneração-base de frilas do Núcleo pode ser acessada neste link.
  • Para conhecer nossa equipe, clique aqui.

Última atualização desta página em 13.dez.2023