O Núcleo é uma iniciativa que cobre o impacto das redes sociais e de inteligência artificial nas vidas das pessoas, a partir da intersecção entre jornalismo e tecnologia.
O Núcleo tem como missão investigar, analisar e noticiar sobre o impacto da tecnologia digital na vida das pessoas, a fim de ajudar na construção de uma internet melhor.
Estamos organizados em dois pilares:
O de conteúdo (reportagens, dados, artigos, newsletters, vídeos);
E o de aplicações (chatbots, ferramentas de monitoramento, algoritmos de curadoria).
O Núcleo é membro da Associação de Jornalismo Digital - Ajor.
Histórico
O Núcleo foi criado em jan.2020, inicialmente como um projeto de dados para produzir investigações e trazer mais transparência ao debate político e a políticas públicas, em diferentes esferas e localidades.
Com o passar do tempo, fomos ajustando essa missão para ficar mais alinhada com nossos objetivos e com as demandas de informação da sociedade, e decidimos nos concentrar no noticiário de tecnologia.
A iniciativa foi incubada pela agência Volt Data Lab, e foi lançada em 6 de janeiro de 2020 pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico.
Toda nossa operação é guiada pela transparência, mesmo princípio que cobramos das Big Tech, do governo e de quaisquer outras instituições.
Caso sejamos utilizados como referência para seu trabalho, favor nos creditar como Núcleo
Jornalismo, de preferência com o link para a análise de referência. Isso é realmente
importante para nós, literalmente ajuda na continuidade do nosso trabalho e captação de recursos.
QUEM ESTÁ POR TRÁS
O Núcleo Jornalismo foi fundado pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico. A empresa
por trás do empreendimento é a Volt Data Agenciamento de Notícias LTDA, inscrita sob o CNPJ 37.307.891/0001-33,
que tem Spagnuolo como sócio majoritário e Orrico e Felippe Mercurio como minoritários.
TRANSPARÊNCIA EDITORIAL
Nossa política editorial é de transparência de processos. Dentro do possível, nos comprometemos a explicar:
1. por que achamos que um assunto é importante;
2. a forma como apuramos as informações e como chegamos a tais resultados;
3. a divulgação de códigos e dados utilizados;
4. atribuir referências, em forma de citações e links, sempre que utilizarmos conhecimento adquirido
diretamente de terceiros.
Como parte da nossa política de transparência, a partir de agora é possível acompanhar os principais dados de audiência do Núcleo do ano
vigente (é necessário fazer login).
Informações básicas de acessos de usuários, visualizações de página, sessões por leitor e dispositivos utilizados
ficarão constantemente abertas para o público geral, atualizados diariamente.
COMO NOS FINANCIAMOS
O Núcleo se financia a partir de quatro pilares:
Venda de serviços e produtos de tecnologia para clientes e parceiros;
Venda de assinaturas para nossos apoiadores (aproveite que tá lendo isso e assine aqui);
Venda de publicidade qualificada
Grants e financiamentos disponíveis para organizações jornalísticas por empresas,
fundações, fundos e outras organizações.
O Núcleo já recebeu grants do Google, do YouTube e do Facebook. Grandes organizações fora da
tecnologia incluem Instituto Serrapilheira, Luminate e Fundação Tide Setúbal.
O Núcleo não vende serviços e produtos de tecnologia sob demanda para governos em quaisquer
esferas no Brasil, partidos políticos e políticos. Também não utilizamos publicidade programática (tipo Google
Ads), por entender que essa publicidade é invasiva, degrada a qualidade do conteúdo (já que exige muitos clicks) e
polui nosso site.
POR QUE ACEITAMOS DINHEIRO DE EMPRESAS DE TECNOLOGIA
O Núcleo acredita que as grandes empresas de tecnologia têm um papel importante no financiamento
de redações e do jornalismo, em especial pequenas iniciativas. É o que chamamos de platform
accountability (prestação de contas de plataformas).
Grandes plataformas digitais têm um impacto muito grande na mídia e no cenário de jornalismo. Foram responsáveis
por uma quebra no modo de financiamento de redações do passado e – mesmo com todas as coisas boas e facilidades
que trouxeram – são palco (e, portanto, responsáveis) de muitos eventos, discursos e debates danosos para a
sociedade.
⚠️
É muito importante notar: o
Núcleo não aceita nenhum aporte, investimento, doação ou apoio financeiro condicionado a qualquer interferência
na nossa liberdade editorial, ou seja, nas reportagens que publicamos e até nos apps que
desenvolvemos.
O Núcleo sempre corrigirá informações e será claro e transparente em relação a elas.
Nossas matérias terão um aviso do dia e hora em que uma reportagem foi alterada, o que foi alterado e os motivos da alteração, quando aplicáveis.
Retificações de erros de digitação são uma exceção e não serão avisadas, exceto se mudarem alguma informação ou a forma de interpretação (por exemplo uma vírgula em casas decimais).
O Núcleo nasceu com o compromisso de aumentar a diversidade em seus quadros de colaboradores. Entendemos que algumas vezes o processo de contratação inclusiva possui algumas dificuldades.
Por exemplo, somos uma empresa pequena que precisa otimizar a alocação de recursos, e muitas vezes recorremos a pessoas que já conhecemos e que confiamos para entregar um trabalho – o que nos mantém dentro de nossas bolhas. Entendemos esse desafio e queremos fazer algo sobre isso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Este site utiliza cookies a partir do serviço de entrega de conteúdo (CDN) CloudFlare e por serviços terceiros, como Google Analytics (para medir audiência).
O Núcleo não coleta voluntariamente seus dados de navegação, mas leve em conta que serviços terceiros utilizados podem fazer isso.
Novos recursos de inteligência artificial trazem novidades e oportunidades para o jornalismo, mas também carregam consigo muitos desafios e armadilhas.
Por esse motivo, o Núcleo criou uma série de parâmetros (que podem ser frequentemente atualizados) para guiar o uso de IA tanto em nosso conteúdo e quanto em nossas aplicações.
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Tudo o que produzimos, seja conteúdo ou tecnologia, é orientado para servir nossa audiência e criar impacto em decisões, de forma confiável e eficiente.
FLEXIBILIDADE
Sabemos que as coisas mudam rápido, então estamos sempre prontos para ajustar, melhorar e nos adaptar quando necessário. Adaptação é um termo que levamos bem a sério.
EFICIÊNCIA
Nosso conteúdo e produtos só têm valor se realmente servirem ao nosso público ou gerarem impacto. O que criamos precisa ser prático, fácil de usar e resolver problemas de forma eficiente.
TRANSPARÊNCIA
Cobramos transparência de plataformas, reguladores e outras organizações, mas também somos transparentes com nossas informações institucionais e nossas investigações.