QUEM SOMOS

Sobre o Núcleo Jornalismo


Publicamos 8 matérias em 2021 | 36 matérias em 2020 |

O Núcleo é um veículo jornalístico lançado em 6 em janeiro de 2020, inicialmente com a missão de produzir investigações a partir de dados e trazer mais transparência ao governo, ao debate político e a políticas públicas, em diferentes esferas e localidades.

Com o passar do tempo, fomos alinhando essa missão para algo que estivesse mais em linha com nossos objetivos e com as demandas que a sociedade tem hoje em dia. Nosso foco atual é orientado para assuntos relacionados a tecnologia e mídia – tanto no nível editorial (reportagens, análises e até opinião) quanto no desenvolvimento de aplicações e projetos.

A iniciativa foi incubada pela agência Volt Data Lab, e foi lançada em 6 de janeiro de 2020 pelos jornalistas Sérgio Spagnuolo e Alexandre Orrico.

Publicações institucionais aqui


COMO CREDITAR O NÚCLEO?

Caso sejamos utilizados como referência para seu trabalho, favor nos creditar como Núcleo Jornalismo, de preferência com o link para a análise de referência. Isso é realmente importante para nós, literalmente ajuda na continuidade do nosso trabalho e captação de recursos.


NEWSLETTER INSTITUCIONAL

Entre na nossa lista e fique por dentro do que está rolando com o Núcleo Jornalismo. Mandaremos um email (curto!) sempre que tivermos algo importante a dizer sobre nossa iniciativa nuclear.




COMPARTILHE:


Missão: Transparência no centro de tudo

Seja reportando sobre instituições, seja mostrando iniciativa própria, a política interna será mostrar como nosso jornalismo é feito.

A diretriz do Núcleo é a transparência; principalmente de dados públicos, a partir de investigações, análises e aplicações que informarão e jogarão luz sobre políticas públicas, instituições e acontecimentos políticos e sociais.

Para fazer isso bem, a transparência que queremos das instituições também é a que devemos aplicar internamente. Isso significa transparência corporativa (quem nos financia e quem somos) e de processos (como fazemos nosso jornalismo).

Alguns pontos colocam o Núcleo em um novo patamar de transparência no jornalismo:

  • Referenciamento sistemático de fontes de informação, com descrição e links;

  • Transparência de políticas públicas;

  • Explicar por que um assunto é importante e por que seguimos certo caminho.

Fundamentos editoriais

O objetivo do Núcleo é investigar e analisar dados relacionados ao impacto da tecnologia na vida das pessoas, com o objetivo de gerar transparência e clareza sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

As áreas principais de cobertura são:

  • Discussões relevantes em redes sociais;

  • Cibersegurança e privacidade;

  • Direito Digital e acesso à internet;

  • Análises do impacto de políticas na sociedade;

  • Utilização e adoção de novas tecnologias;

  • Intersecção entre tecnologia, mídia e jornalismo;

  • Notícias exclusivas sobre tecnologia;

  • Opinião pontual (embasada em dados ou experiência pessoal).

Nossos canais

No Núcleo, todos os dados e códigos que embasarem nossas reportagens, investigações e análises serão abertos, assim como nosso conteúdo.

O jornalismo que publicamos é para todos aqueles que se interessam com as engrenagens que movem os debates em redes sociais, a tecnologia que nos cerca e o funcionamento de governos e de políticas públicas.

Trabalhamos em proximidade com outros veículos sérios, fortalecendo assim nossa missão e o jornalismo no Brasil.

Nossos principais canais são:

  • Um site principal, aberto a todos, sem login ou senha, que abriga nossas reportagens e dados;

  • Publicação de conteúdo nativo em redes sociais;

  • Podcasts;

  • Newsletters;

  • Parceria com veículos brasileiros;

  • Futuramente pretendemos lançar plataformas que permitirão cruzamentos de bases de dados, que serão exclusivas para assinantes;

Financiamento

O Núcleo está em busca de financiamento e refinando seu modelo de negócios, a fim de trazer sustentabilidade financeira para o projeto.

Em outubro de 2020, o Núcleo Jornalismo foi um dos 10 projetos selecionados para o programa Startup Lab de iniciativas jornalísticas promovido pelo Google News Initiative, com apoio financeiro de USD 20.000 e mentoria de negócios.

O financiamento para o estágio inicial (desenvolvimento de marca, ferramentas online e captação de recursos) foi custeado pelo Volt Data Lab, com investimento de R$ 12 mil.

O Núcleo está em busca de financiadores que tenham interesse em patrocinar nossa missão e tenham apreço pela transparência. É fundamental que possam ter nomes e aportes revelados e que se comprometam com nossos valores de independência editorial.

Se você é um financiador em potencial, mande um email para [email protected].

Quem é o Núcleo

O Núcleo é composto por pessoas comprometidas com o jornalismo e que possuem experiência em reportagem, análise de dados, investigações de documentos, estratégia digital e produtos editoriais.