SOBRE O PROJETO

O Observatório de Impulsionamento Eleitoral é uma aplicação criada pelo Núcleo para monitorar gastos de campanha com impulsionamento de conteúdo de redes sociais a partir de dados do TSE.

CRÉDITOS

Desenvolvimento Sérgio Spagnuolo e Renata Hirota
Arte Rodolfo Almeida

METODOLOGIA

Os dados oficiais são fornecidos pelo TSE neste link e atualizados automaticamente por nosso script a cada 6 horas.

Utilizamos como filtro principal a coluna DS_ORIGEM_DESPESA e a rubrica de gastos Despesa com Impulsionamento de Conteúdos, e também utilizamos o código sequencial de despesa SQ_DESPESA para remover duplicatas.

O Núcleo apenas faz filtros e agregações para facilitar a visualização, não acrescentamos nem removemos informações. Os dados são atualizados constantemente.

As redes selecionadas são as maiores no Brasil (Facebook/Instagram, Google/YouTube e TikTok), lembrando que o Twitter não permite anúncios políticos em suas plataformas.

Os filtros por redes sociais consideram somente despesas que descrevem as redes sociais na descrição, e às vezes as descrições possuem mais de uma rede social.

As regras das redes sociais para anúncios políticos
Núcleo explica regras para publicidade política nas maiores redes em atuação no Brasil

DADOS ABERTOS

O código da aplicação pode ser encontrado neste link.

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