Publicado em 29.jan.2025
Read this in English
O Núcleo é uma premiada organização jornalística independente que cobre o impacto das plataformas digitais e de inteligência artificial na sociedade, a partir do uso de tecnologia, dados e técnicas de investigações de redes sociais.
Nossa principal missão é estar na vanguarda do setor de newstech (jornalismo + tecnologia) no Brasil e na América Latina.
Nesse relatório, apresentamos um panorama completo das atividades realizadas em 2024, destacando as entregas mensais de projetos que impulsionaram nossa organização.
Abordamos também os avanços editoriais e jornalísticos que enriqueceram nosso conteúdo e nosso impacto, além de novos produtos de tecnologia desenvolvidos para atender às demandas do mercado.
Este documento é uma criação coletiva de nossos colaboradores, e reflete o compromisso do Núcleo com a inovação e a excelência jornalística.

Introdução
Fácil não foi, mas ainda estamos aqui
NOTA DO DIRETOR
2024 foi um ano cavernoso pro Núcleo. Posso dizer, sem muita firula, de que foi o ano MAIS intenso desde nossa criação, em janeiro de 2020 – mesmo considerando um ano eleitoral importante bem no meio.
Acontece que ter uma organização de jornalismo 100% independente é algo muito difícil, com muitos obstáculos. Primeiro tem a questão da grana, que é sempre curta, especialmente pro tanto de coisa que fazemos.
Segundo porque as Big Techs não ligam mais pra jornalismo – o que torna nosso trabalho mais árduo (menos recursos, menos transparência e menos prestação de contas), mas também mais necessário.
Terceiro porque o jornalismo está mudando de muitas formas (formato, linguagem, confiança etc.), e, apesar de estarmos bem na vanguarda desse movimento, sempre com qualidade e inovação, ainda tropeçamos nas barreiras impostas no caminho. Conseguimos ver a luz lá no fim do túnel, só que ela está mais longe do que parece.
Mas nem tudo é treta.
Apesar dos pesares, nunca tivemos tanto impacto, tanta audiência, tantas aplicações rodando e tanta gente fantástica lendo, interagindo e apoiando o que fazemos – e também trabalhando conosco. Criamos uma comunidade fantástica, que faz valer as toneladas de suor que gastamos na jornada. E comunidade é nossa palavra de 2025.
Não importa o quão boa seja uma investigação ou um app, sem nossa comunidade, não somos nada. Boa parte de nossa energia vai ser direcionada para aqueles que nos acompanham, e quem sabe assim caminharemos todos juntos nessa grande jornada que é o jornalismo independente.
Sérgio Spagnuolo
diretor executivo
Principais números

Institucional
Equipe, impacto, parcerias e transparência
Em 2024, o Núcleo trabalhou intensamente para entregar reportagens de impacto, expandir a audiência e a comunidade, fortalecer a nossa marca e nos manter na vanguarda de desenvolvimento tecnológico voltado para o jornalismo.
Criamos a meta interna de todo mês apresentar algo novo ao público, mesmo que pequeno, como incentivo para tirar projetos do papel com agilidade.
A “caminhão de entregas” guiou essa estratégia, que teve como objetivo nos manter relevantes e botar uma gás extra nas inovações e experimentações do Núcleo, que sempre foram parte do nosso DNA.
Esse movimento, aliado a reportagens investigativas excelentes e estratégias de distribuição, fez com que o Núcleo furasse a bolha de audiência em alguns momentos de 2024. Sabemos o quanto isso é difícil, mas, ainda assim, terminamos mais um ano com crescimento nos números do site, das redes, das newsletters e, principalmente, dos apoiadores.
Nós sabemos o valor que a nossa iniciativa tem para a sociedade atual, mas decidimos mostrar isso de forma mais direta. Mudamos o nosso slogan para Jornalismo por uma internet melhor e potencializamos a divulgação do nosso impacto.
Junto com a mudança, reformulamos o programa de membros, que consideramos uma das fontes de receita mais valiosas que temos. São pessoas que acreditam na nossa missão e nos apoiam financeiramente para seguirmos em frente.
E vamos seguir acompanhados de várias visões e ideias sobre como tornar o Núcleo melhor, com o apoio do nosso primeiro conselho independente, criado em 2024 e formado por seis colegas que tanto admiramos.
Foi um ano de muitas novidades, revisões de estratégia e diversidade de ações. Também foi quando consolidamos a nossa internacionalização, com a realização do nosso primeiro evento fora do país. E vem muito mais por aí!
Jade Drummond
diretora de operações

Nossa equipe
O Núcleo é composto por pessoas comprometidas com o jornalismo e que possuem experiência em reportagem, análise de dados, investigação, estratégia digital, produtos editoriais e desenvolvimento tecnológico.

Da esquerda pra direita: Felippe Mercurio • Lucas Lago • Aleksandra Ramos • Gabriela Takahashi • Sérgio Spagnuolo • Alexandre Orrico • Michel Gomes • Sofia Schurig • Milena Giacomini • Rafael Calpena • Jade Drummond • Rodolfo Almeida • Henrique Rieger • Chloé Pinheiro • Pedro Nakamura • Héctor Moraes.

Caminhão de entregas
Estamos comprometidos com sempre entregar novidades para nossa audiência e nossos parceiros, é por isso que todo mês nós anunciamos algo novo, prática que chamamos carinhosamente de "caminhão de entregas".

Novo tagline
O mundo das redes sociais ficou pequeno para nossa área de cobertura. A gente fala de internet e, sobretudo, geramos impacto para que ela seja um lugar melhor. A mudança reflete o que somos: uma organização orientada por ✸ impacto ✸.

Impacto
O Núcleo tem como público-alvo principal agentes do terceiro setor, acadêmicos, advogados, profissionais de comunicação e a imprensa, e nosso jornalismo é, principalmente, orientado pelo impacto que podemos ter junto a essas pessoas.

Big Tech Investigation Lab
Organizamos nosso primeiro evento internacional, em parceria com o Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP).
O projeto foi financiado pela Luminate Group e teve apoio de Harmony Project.

Projeto MonitorA
Nas eleições de 2024, participamos da terceira edição do MonitorA – observatório de violência política de gênero online, desenvolvido pelo Instituto AzMina, InternetLab, Núcleo e Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia.
Conhecer o MonitorANessa edição de 2024 do MonitorA, o foco do monitoramento e análise foi comentários feitos nas transmissões no YouTube de debates promovidos por emissoras de TV e rádio por todo o Brasil. Os dados foram usados em 3 reportagens publicadas.
O MonitorA salvou minha vida, porque simplesmente os juízes não acreditavam na violência que eu sofri. Teve uma última eleição que eu disputei que 95% da violência performada nas redes era dirigida a mim. Isso me deu instrumento para as batalhas jurídicas, que a gente sabe que são absolutamente árduas
– Manuela D’Ávila em nov.2024.

Transparência
O Núcleo faz questão de ter 100% de independência em relação a doadores, parceiros e financiadores. Não há qualquer interferência na direção da empresa ou no jornalismo.

Editorial
Reportagens, artes, produção e audiência
Em 2024, fizemos uma grande mudança editorial, ao eliminarmos no Núcleo a produção de cozidos – matérias requentadas, de repercussão de outros veículos, sem informação nova – direcionando nossos esforços para a produção de conteúdo exclusivamente autoral.
Esta estratégia foi acompanhada por uma reestruturação na qual a equipe se concentra na apuração de informações próprias, o que inclui conteúdo opinativo e analítico.
Esta reestruturação editorial não apenas fortaleceu nossa identidade como veículo de jornalismo independente e original, mas também estabeleceu um novo padrão de qualidade em nossa cobertura, priorizando a profundidade e a exclusividade das informações em todos os formatos de conteúdo que produzimos.
A expansão do alcance através de newsletters tem sido uma prioridade estratégica, com foco no crescimento de cinco produtos de destaque: Garimpo, Polígono, Prensadão, Mosaico e Appetrecho.
Entre estas iniciativas, destaca-se o lançamento da newsletter Mosaico, um novo canal dedicado a compartilhar recomendações e resumos de leituras selecionadas pela equipe.Nossa produção editorial em 2024 demonstra um compromisso com o jornalismo de qualidade e profundidade, evidenciado pela publicação de 47 reportagens próprias e 4 investigações especiais.
Alexandre Orrico
diretor editorial

Audiência e comunidade
Nossa audiência em 2024 cresceu 40% em relação a 2023, em boa parte refletindo o maior reconhecimento de nossa marca, assim como as reportagens de qualidade e relevância na nossa área de cobertura.
1,4 milhão de visitas em 2024
aumento de 40% em relação a 2023
1,1 milhão de visitantes
aumento anual de 36%
Em 2024, nossa produção de notas e reportagens teve uma queda de 27% em relação a 2023, que reflete em boa parte uma nova direção editorial do Núcleo de repercutir menos notícias do dia e publicar mais conteúdo exclusivo.

Arte e Design
+65 ilustrações originais para reportagens
+75 gráficos interativos produzidos


Newsletters premium
Em 2024, o Núcleo começou a oferecer aos nossos leitores e leitoras versões premium das nossas newsletters mais antigas: Garimpo e Polígono.
Criamos páginas próprias para cada news e passamos a incluir conteúdos exclusivos para assinantes, que apoiam o nosso trabalho com R$5 por mês.
A assinatura é modular, você pode apoiar só o Garimpo, só o Polígono, os dois ou apoiar o Núcleo, que também dá todas as newsletters premium como benefício.


Também criamos novas newsletters, uma estratégia que reflete a crescente demanda por conteúdo personalizado e com curadoria, que atenda às necessidades específicas dos leitores. Nesse contexto, a Mosaico surge como uma proposta inovadora, trazendo uma curadoria cuidadosa da equipe, que seleciona os melhores conteúdos, tendências e novidades, proporcionando uma experiência única e enriquecedora para os assinantes.
Já a Appetrecho se destaca como uma newsletter dedicada ao universo dos aplicativos, abordando desde lançamentos até dicas e truques para otimizar o uso de ferramentas digitais.


Inovação
Projetos, aplicações e infraestrutura
2024 foi marcado por projetos tecnológicos estratégicos e impactantes, incluindo o desenvolvimento do Xarta e o lançamento de mais uma edição do MonitorA, em colaboração com a AzMina, o InternetLab e o Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia. Também investimos em melhorias em nosso produto digital Legislatech, com a incorporação de 15 novos órgãos, o que demonstra o crescimento contínuo da plataforma.
Colocamos significativo esforço em melhorar nossa infraestrutura, a fim de garantir uma robusta capacidade operacional, mantendo 96 aplicações em ambiente de produção e 25 em ambiente de testes (staging), evidenciando um ecossistema tecnológico maduro e bem estruturado. Esse cenário reflete não apenas a escala das operações, mas também o compromisso com práticas de desenvolvimento seguras através de ambientes segregados.
Em termos de eficiência, alcançamos uma notável otimização de custos operacionais com nossa infraestrutura de tecnologia, reduzindo a despesa mensal de uma média de R$ 5.000,00 para um valor fixo de R$ 450,00. Esta redução de 91% nos custos foi alcançada sem comprometer a qualidade e a disponibilidade dos serviços, representando um marco significativo na gestão de recursos.
A modernização das ferramentas de comunicação também foi priorizada, com a integração entre o site Núcleo e o sistema de newsletters, conectando o Ghost CMS ao Buttondown. A migração do Sendy para o Buttondown como ferramenta de disparo de email representa mais um passo na direção de uma infraestrutura mais eficiente e robusta, consolidando as melhorias implementadas ao longo do ano.
Felippe Mercurio
diretor de tecnologia

Legislatech
Legislatech é uma ferramenta do Núcleo para monitorar documentos públicos em busca de assuntos do seu interesse, vasculhando diversas fontes de dados e gerando conhecimento que pode ser transformado em ações.
É o principal produto de tecnologia do Núcleo.

Xarta
Xarta é um sistema de publicação que ajuda a manter informações em seu site sempre atualizadas a partir de cards embedáveis que só precisam ser alterados uma vez para manter informações em textos sempre atualizadas em diferentes URLs.
Conhecer o Xarta
A Sky Pulse é uma ferramenta para facilitar o download de posts originais de perfis do Bluesky e analisar algumas métricas básicas de engajamento.

O Observa é um observatório dos gastos diretos do governo federal com grandes plataformas digitais desde 2018.

O Observatório de Impulsionamento Eleitoral é uma aplicação criada pelo Núcleo para monitorar gastos de campanha com impulsionamento de conteúdo de redes sociais, a partir de dados fornecidos pelo TSE.
Nuclito Resume
O Nuclito Resume é uma aplicação desenvolvida pelo Núcleo para ajudar nossos leitores e leitoras a acompanharem o conteúdo do site de maneira rápida e eficiente.
A expectativa é otimizar o tempo das pessoas que desejam se manter atualizadas com nosso jornalismo. O projeto foi desenvolvido com apoio do International Center for Journalists (ICFJ).

Ciência Monitorada
O Ciência Monitorada deu acesso gratuito por um ano para 371 membros da comunidade científica ao Legislatech, com o objetivo de facilitar o monitoramento de assuntos de relevância para a ciência em documentos públicos brasileiros e na imprensa.
No total, os pesquisadores e pesquisadoras já encontraram mais de 630 mil documentos com o projeto. O Ciência Monitorada foi criado pelo Núcleo, com apoio do Instituto Serrapilheira e parceria institucional com a Agência Bori.

