Este relatório foi compilado pela equipe do Núcleo com os principais destaques do ano, desde nosso impacto até nosso desenvolvimento de aplicações e publicação de jornalismo.
Qualquer dúvida, feedback e interesse em parcerias ou oportunidades de financiamento, entre em contato conosco em [email protected]
.
Continue descendo a página para ver o relatório interativo ou acesse a apresentação via Google Slides ou PDF (abaixo).
Observação: as pessoas aqui citadas autorizaram a divulgação do nome delas.
IMPACTO
Nosso combustível
As reportagens do Núcleo me ajudaram a tomar decisões em relação à minha privacidade online e trouxeram informação de fora da minha bolha.
– CRISTOVÃO LANNA, APOIADOR DO NÚCLEO
1 premiação nacional
de jornalismo
O Núcleo venceu em nov.2022 o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para apoiar o combate à desinformação.
Impactos diretos
nas plataformas
Reportagens do Núcleo tiveram impacto direto em políticas públicas e privadas:
- Após investigação do Núcleo, a Meta derrubou grupos de exploração sexual infantil no Facebook;
- Em ano eleitoral, a Meta removeu anúncios que violavam suas regras de publicidade política na plataforma;
- Investigação do Núcleo foi mencionada em representação enviada ao Ministério Público Federal sobre conduta do Twitter;
- YouTube derrubou uma live com alegação falsa de fraude eleitoral, em outubro.
Parcerias valiosas
de conteúdo
- O Núcleo foi um dos primeiros veículos brasileiros a fazer parte do consórcio de veículos com acesso ao #FacebookPapers, e incluiu voluntariamente outras organizações que desejaram acesso aos documentos revelados por Frances Haugen;
- Parceria com Aos Fatos e Agência Pública para cobertura das eleições;
- Parceria de investigação com o fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas da Fundación Gabo.
Ajudamos a pautar o debate com informações e dados para outros jornalistas no Brasil e em outros países.
200 menções
na imprensa
Desde 2020, nossas reportagens e dados foram utilizados como referência em monografias, dissertações e livros. O Núcleo também foi estudo de caso de transparência em artigo científico.
23 citações
acadêmicas
PRODUÇÃO de tecnologia
Penso, logo desenvolvo
Excelente a cobertura dos gastos eleitorais. Espero que esse tipo de jornalismo continue.
– LEANDRO NÓBREGA, JORNALISTA
O Núcleo desenvolveu nos últimos dois anos uma suíte de aplicações de escuta e monitoramento de redes sociais que tem sido utilizada tanto pela nossa equipe quanto por outras organizações para encontrar e analisar debates e dados.
APLICAÇÕES
OUTROS APPS
- Political Pulse US
- Horus (em desenvolvimento)
- BBB Pulse (desativado)
- Global Conflict Monitor (desativado)
ROBÔS
OUTROS BOTS
PRODUÇÃO de jornalismo
O propulsor do foguete
Sinto que estou mais bem informada. A facilidade em ver as matérias me ajuda muito: Telegram, Twitter e e-mail são meus favoritos.
– FLÁVIA SCHIRATO, PROFESSORA
Nos últimos dois anos o Núcleo deu um salto em sua produção de jornalismo, aumentando sua cobertura e sua publicação de conteúdo, sempre com foco em brevidade e qualidade.
Gráfico InterativoTOTAL DE POSTS POR ANO
ano | tota de posts |
---|---|
2020 | 35 |
2021 | 280 |
2022 | 1.100 |
MÉDIA DE POSTS POR MÊS
ano | média mensal |
---|---|
2020 | 4,38 |
2021 | 23,3 |
2022 | 91,7 |
Colaboração está no nosso DNA desde o começo, e parcerias foram uma parte fundamental do nosso jornalismo desde nossa criação.
+400 posts
em parceria
Gráfico Interativo
59 empresas
cobertas
Gráfico Interativo
PARCERIAS
Colaborar ❤️
Eu fico sabendo de várias coisas fora da minha bolha, com um impacto super positivo.
– JOÃO, APOIADOR DO NÚCLEO
AUDIÊNCIA E COMUNIDADE
Foguete não tem ré
O Núcleo me incentivou a limitar os tipos de conteúdos e o tempo que passo visualizando alguns deles.
– MARIA METRAN, LEITORA DO NÚCLEO
+660k visitantes
(75% em 2022)
Tivemos um crescimento de leitores únicos de +582%
ano a ano.
+1 mi views
(68% em 2022)
Nosso crescimento de pageviews foi de +552%
(2021 vs 2022).
+20k seguidores
nas redes
+15,4k inscritos
em newsletters
Foram mais de 3 milhões
de emails enviados e 1,39 milhão
de emails abertos, uma taxa de abertura de 41,7%
, bem acima das médias do mercado.
TRANSPARÊNCIA
Nossos número$
Eu adoro o conteúdo do Núcleo e senti uma transformação positiva na forma como consumo notícias, em especial as que tratam sobre as redes sociais.
– IDAYANE FERREIRA, LEITORA DO NÚCLEO
+R$830k
recebidos
Considerando o total de grants, projetos institucionais e contribuições voluntárias no binênio 2021-2022.
O Núcleo faz questão de ter 100% de independência em relação a doadores, parceiros e financiadores. Não há qualquer interferência na direção da empresa ou no jornalismo que produzimos.
VEJA OS DETALHES
INSTITUTO SERRAPILHEIRA
R$257.000
Desenvolvimento do Science Pulse e do projeto de curadoria Polígono.
LUMINATE
R$238.000
Recursos destinados à cobertura eleitoral, incluindo contratações e desenvolvimento de apps.
YOUTUBE (via ICFJ)
R$127.200
Desenvolvimento do projeto Jogo Limpo para monitoramento de desinformação eleitoral.
GOOGLE
R$107.000
Participação no programa Startup Lab para iniciativas jornalísticas, realizado em 2021.
FACEBOOK (via ICFJ)
R$76.300
Desenvolvimento do BedelBot e do monitoramento de políticos no Telegram.
CONTRIBUIÇÕES VOLUNTÁRIAS
R$25.000
Contribuições voluntárias de pessoas físicas via PIX ou programa de membros.
NÚCLEO EM 2023
Metas e objetivos
Acho que o Núcleo tem o conteúdo de excelência quando fala das Big Techs e das movimentações e estratégias das Plataformas.
– ROSE ANGELICA DO NASCIMENTO, APOIADORA DO NÚCLEO
TECH
- Desenvolvimento do projeto Horus de escuta de redes sociais
- Aprimoramento e expansão dos bots e tecnologias desenvolvidas em 2022
- Reformulação da nossa estrutura de tecnologia para maior eficiência
- Novo site do Núcleo, usando o Estado da Arte que o CMS Ghost tem a oferecer
JORNALISMO
- Conteúdos mais ágeis e sucintos
- Trabalho em novos formatos, com foco em interativos
- Melhoria das nossas newsletters
- Continuidade de investigações de relevância e impacto
- Desenvolvimento de uma agência de notícias
- Parcerias estratégias de conteúdo com outros veículos e organizações
COMUNIDADE
- Aumentar o foco em nosso programa de membros
- Desenvolver mais conteúdo nativo para nossas redes sociais
- Maior interlocução com leitores e apoiadores, com escuta ativa da nossa audiência, especialmente com o projeto Amplifica
EQUIPE
Quem faz a máquina rodar
É muito bom trabalhar em um lugar que eu me sinto valorizada como profissional e que a colaboração entre a equipe é um traço forte da cultura. Amo/sou
– JADE DRUMMOND, GERENTE DE ESTRATÉGIA DO NÚCLEO
O Núcleo é composto por pessoas comprometidas com o jornalismo e que possuem experiência em reportagem, investigação, análise de dados, tecnologia, estratégia digital e produtos editoriais.
Conheça mais sobre a nossa equipe aqui.
Este relatório foi produzido por Sérgio Spagnuolo, Alexandre Orrico, Felippe Mercurio, Jade Drummond, Gabriela Ferraz e Rodolfo Almeida em dez.2022.