Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

Este relatório foi compilado pela equipe do Núcleo com os principais destaques do ano, desde nosso impacto até nosso desenvolvimento de aplicações e publicação de jornalismo.

Qualquer dúvida, feedback e interesse em parcerias ou oportunidades de financiamento, entre em contato conosco em [email protected].

Continue descendo a página para ver o relatório interativo ou acesse a apresentação via Google Slides ou PDF (abaixo).

Observação: as pessoas aqui citadas autorizaram a divulgação do nome delas.

IMPACTO

Nosso combustível

As reportagens do Núcleo me ajudaram a tomar decisões em relação à minha privacidade online e trouxeram informação de fora da minha bolha.
– CRISTOVÃO LANNA, APOIADOR DO NÚCLEO
1 premiação nacional
de jornalismo

O Núcleo venceu em nov.2022 o Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para apoiar o combate à desinformação.

Impactos diretos
nas plataformas

Reportagens do Núcleo tiveram impacto direto em políticas públicas e privadas:

  • Após investigação do Núcleo, a Meta derrubou grupos de exploração sexual infantil no Facebook;
  • Em ano eleitoral, a Meta removeu anúncios que violavam suas regras de publicidade política na plataforma;
  • Investigação do Núcleo foi mencionada em representação enviada ao Ministério Público Federal sobre conduta do Twitter;
  • YouTube derrubou uma live com alegação falsa de fraude eleitoral, em outubro.
Parcerias valiosas
de conteúdo
  • O Núcleo foi um dos primeiros veículos brasileiros a fazer parte do consórcio de veículos com acesso ao #FacebookPapers, e incluiu voluntariamente outras organizações que desejaram acesso aos documentos revelados por Frances Haugen;
  • Parceria com Aos Fatos e Agência Pública para cobertura das eleições;
  • Parceria de investigação com o fundo para Investigações e Novas Narrativas sobre Drogas da Fundación Gabo.

Ajudamos a pautar o debate com informações e dados para outros jornalistas no Brasil e em outros países.

200 menções
na imprensa

Desde 2020, nossas reportagens e dados foram utilizados como referência em monografias, dissertações e livros. O Núcleo também foi estudo de caso de transparência em artigo científico.

23 citações
acadêmicas

PRODUÇÃO de tecnologia

Penso, logo desenvolvo

Excelente a cobertura dos gastos eleitorais. Espero que esse tipo de jornalismo continue.
– LEANDRO NÓBREGA, JORNALISTA

O Núcleo desenvolveu nos últimos dois anos uma suíte de aplicações de escuta e monitoramento de redes sociais que tem sido utilizada tanto pela nossa equipe quanto por outras organizações para encontrar e analisar debates e dados.

APLICAÇÕES

OUTROS APPS


ROBÔS

OUTROS BOTS

PRODUÇÃO de jornalismo

O propulsor do foguete

Sinto que estou mais bem informada. A facilidade em ver as matérias me ajuda muito: Telegram, Twitter e e-mail são meus favoritos.
FLÁVIA SCHIRATO, PROFESSORA

Nos últimos dois anos o Núcleo deu um salto em sua produção de jornalismo, aumentando sua cobertura e sua publicação de conteúdo, sempre com foco em brevidade e qualidade.

Gráfico Interativo

TOTAL DE POSTS POR ANO

ano tota de posts
2020 35
2021 280
2022 1.100

MÉDIA DE POSTS POR MÊS

ano média mensal
2020 4,38
2021 23,3
2022 91,7

Colaboração está no nosso DNA desde o começo, e parcerias foram uma parte fundamental do nosso jornalismo desde nossa criação.

+400 posts
em parceria
Gráfico Interativo
59 empresas
cobertas
Gráfico Interativo

PARCERIAS

Colaborar ❤️

Eu fico sabendo de várias coisas fora da minha bolha, com um impacto super positivo.
– JOÃO, APOIADOR DO NÚCLEO

AUDIÊNCIA E COMUNIDADE

Foguete não tem ré

O Núcleo me incentivou a limitar os tipos de conteúdos e o tempo que passo visualizando alguns deles.
– MARIA METRAN, LEITORA DO NÚCLEO
+660k visitantes
(75% em 2022)

Tivemos um crescimento de leitores únicos de +582% ano a ano.

Gráfico Interativo
+1 mi views
(68% em 2022)

Nosso crescimento de pageviews foi de +552% (2021 vs 2022).

+20k seguidores
nas redes
+15,4k inscritos
em newsletters

Foram mais de 3 milhões de emails enviados e 1,39 milhão de emails abertos, uma taxa de abertura de 41,7%, bem acima das médias do mercado.

TRANSPARÊNCIA

Nossos número$

Eu adoro o conteúdo do Núcleo e senti uma transformação positiva na forma como consumo notícias, em especial as que tratam sobre as redes sociais.
– IDAYANE FERREIRA, LEITORA DO NÚCLEO
+R$830k
recebidos

Considerando o total de grants, projetos institucionais e contribuições voluntárias no binênio 2021-2022.

O Núcleo faz questão de ter 100% de independência em relação a doadores, parceiros e financiadores. Não há qualquer interferência na direção da empresa ou no jornalismo que produzimos.

VEJA OS DETALHES

INSTITUTO SERRAPILHEIRA
R$257.000
Desenvolvimento do Science Pulse e do projeto de curadoria Polígono.

LUMINATE
R$238.000
Recursos destinados à cobertura eleitoral, incluindo contratações e desenvolvimento de apps.

YOUTUBE (via ICFJ)
R$127.200
Desenvolvimento do projeto Jogo Limpo para monitoramento de desinformação eleitoral.

GOOGLE
R$107.000
Participação no programa Startup Lab para iniciativas jornalísticas, realizado em 2021.

FACEBOOK (via ICFJ)
R$76.300
Desenvolvimento do BedelBot e do monitoramento de políticos no Telegram.

CONTRIBUIÇÕES VOLUNTÁRIAS
R$25.000
Contribuições voluntárias de pessoas físicas via PIX ou programa de membros.

NÚCLEO EM 2023

Metas e objetivos

Acho que o Núcleo tem o conteúdo de excelência quando fala das Big Techs e das movimentações e estratégias das Plataformas.
– ROSE ANGELICA DO NASCIMENTO, APOIADORA DO NÚCLEO

TECH

  • Desenvolvimento do projeto Horus de escuta de redes sociais
  • Aprimoramento e expansão dos bots e tecnologias desenvolvidas em 2022
  • Reformulação da nossa estrutura de tecnologia para maior eficiência
  • Novo site do Núcleo, usando o Estado da Arte que o CMS Ghost tem a oferecer

JORNALISMO

  • Conteúdos mais ágeis e sucintos
  • Trabalho em novos formatos, com foco em interativos
  • Melhoria das nossas newsletters
  • Continuidade de investigações de relevância e impacto
  • Desenvolvimento de uma agência de notícias
  • Parcerias estratégias de conteúdo com outros veículos e organizações

COMUNIDADE

  • Aumentar o foco em nosso programa de membros
  • Desenvolver mais conteúdo nativo para nossas redes sociais
  • Maior interlocução com leitores e apoiadores, com escuta ativa da nossa audiência, especialmente com o projeto Amplifica

EQUIPE

Quem faz a máquina rodar

É muito bom trabalhar em um lugar que eu me sinto valorizada como profissional e que a colaboração entre a equipe é um traço forte da cultura. Amo/sou
– JADE DRUMMOND, GERENTE DE ESTRATÉGIA DO NÚCLEO

O Núcleo é composto por pessoas comprometidas com o jornalismo e que possuem experiência em reportagem, investigação, análise de dados, tecnologia, estratégia digital e produtos editoriais.

Conheça mais sobre a nossa equipe aqui.

Foto de nov.2022

Este relatório foi produzido por Sérgio Spagnuolo, Alexandre Orrico, Felippe Mercurio, Jade Drummond, Gabriela Ferraz e Rodolfo Almeida em dez.2022.