Investigação do Núcleo é mencionada em representação no Ministério Público Federal

Núcleo identificou falha de segurança do Twitter que permite que denúncias sejam feitas em nome de terceiros

Em março de 2022, usuários do Twitter relataram que receberam notificações sobre denúncias que nunca fizeram. Lucas Lago, colaborador do Núcleo e pesquisador de segurança da informação, identificou que o formulário de denúncias pode ser usado por terceiros. Nós publicamos uma reportagem sobre a falha de segurança.

Na ocasião, o Twitter que fosse uma falha, mas depois ajustou o texto que notifica usuários depois de uma denúncia.

No Twitter, denúncias por terceiros continuam um problema
Grupo de usuários afetados entrou com representação no MPF, pedindo que conduta do Twitter seja apurada e formulário seja temporariamente suspenso

Um grupo de usuários afetados entrou com representação no Ministério Público Federal, pedindo que conduta do Twitter seja apurada e formulário seja temporariamente suspenso.

Na representação, que cita o trabalho do Núcleo que identifica a falha, as partes fazem referência a violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao Marco Civil da Internet.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!