O Núcleo venceu, no domingo (6.nov.2022), o prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar no combate à desinformação.
A entrega do prêmio aconteceu durante o evento CODA•BR, da Escola de Dados, em São Paulo, principal evento de jornalismo de dados da América Latina.
O BotPonto – que monitora uma centena de canais do YouTube, lendo transcrições automáticas e identificando potenciais trechos com desinformação acerca do processo eleitoral – foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do Núcleo em parceria com a agência Novelo Data, com o apoio do programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.
Os próximos passos agora são escalar a aplicação e disponibilizar capacidade para outras organizações realizarem seus próprios monitoramentos.
Em 2021, o Núcleo recebeu menção honrosa na mesma premiação pelo aplicativo Monitor Nuclear.
"Esse é um reconhecimento ao constante trabalho de tecnologia que a equipe do Núcleo tem desenvolvido desde nossa fundação em 2020", disse Sérgio Spagnuolo, editor e cofundador do Núcleo. "Esse projeto reflete minha colaboração com o ICFJ, desenvolvendo ferramentas de escuta social que ajudam jornalistas, redações e ONGs a utilizar melhor dados de redes sociais."
"Ganhar esse prêmio frente à qualidade dos outros finalistas é uma honra e uma responsabilidade de continuar."
“Fico especialmente feliz que vencemos na categoria de Inovação e experimentação. Fazer jornalismo também é inventar e espero que o Núcleo esteja sempre nessa posição, de criar soluções e fazer coisas novas”, afirmou Alexandre Orrico, editor e cofundador do Núcleo.
Para Felippe Mercurio, líder de tecnologia e um dos sócios do Núcleo, "inovação e experimentação em jornalismo é justamente aquilo que guia toda a equipe de tecnologia do Núcleo, é o que a gente faz de melhor e continuaremos fazendo."
"O BotPonto abre espaço para que redações utilizem vídeos do YouTube nas apurações jornalísticas e em pesquisas de forma mais ágil e eficiente. Para nós, o impacto que esse tipo de tecnologia vai ter na cobertura jornalística daqui para frente é o mais importante", afirmou Jade Drummond, gerente de estratégia do Núcleo e coordenadora do projeto.
Veja abaixo a lista de finalistas e vencedores:
Dados Abertos
- Má alimentação à brasileira (Revista Piauí e Agência Fiquem Sabendo)
- A cor da dor (Jornal O Povo)
- Amazônia Minada (InfoAmazonia) - VENCEDOR
Inovação e experimentação
- Escriba (Aos Fatos)
- BotPonto (Núcleo Jornalismo) - VENCEDOR
- Suspeitos sem fundamento (data_labe)
Investigação
- O caçador de jazidas: quem é o empresário que lidera a corrida pelo ouro em terras indígenas (Repórter Brasil)
- 4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km (G1) - VENCEDOR
- GSI libera garimpo em áreas preservadas da Amazônia (Folha de S.Paulo)
Visualização
- Mapa dos conflitos (Agência Pública e Comissão Pastoral da Terra)
- Aquazônia: A Floresta-Água (Ambiental Media) - VENCEDOR
- O voo dos MEIs (Agência Tatu)
Conversa aberta