Núcleo ganha prêmio de inovação em jornalismo de dados

Com projeto BotPonto, Núcleo foi um dos 4 vencedores do Cláudio Weber Abramo, principal premiação do país em jornalismo de dados

O Núcleo venceu, no domingo (6.nov.2022), o prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados na categoria de Inovação e Experimentação com o projeto BotPonto, um robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar no combate à desinformação.

A entrega do prêmio aconteceu durante o evento CODA•BR, da Escola de Dados, em São Paulo, principal evento de jornalismo de dados da América Latina.

O BotPonto – que monitora uma centena de canais do YouTube, lendo transcrições automáticas e identificando potenciais trechos com desinformação acerca do processo eleitoral – foi desenvolvido pela equipe de tecnologia do Núcleo em parceria com a agência Novelo Data, com o apoio do programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

Os próximos passos agora são escalar a aplicação e disponibilizar capacidade para outras organizações realizarem seus próprios monitoramentos.

Em 2021, o Núcleo recebeu menção honrosa na mesma premiação pelo aplicativo Monitor Nuclear.

"Esse é um reconhecimento ao constante trabalho de tecnologia que a equipe do Núcleo tem desenvolvido desde nossa fundação em 2020", disse Sérgio Spagnuolo, editor e cofundador do Núcleo. "Esse projeto reflete minha colaboração com o ICFJ, desenvolvendo ferramentas de escuta social que ajudam jornalistas, redações e ONGs a utilizar melhor dados de redes sociais."

"Ganhar esse prêmio frente à qualidade dos outros finalistas é uma honra e uma responsabilidade de continuar."

“Fico especialmente feliz que vencemos na categoria de Inovação e experimentação. Fazer jornalismo também é inventar e espero que o Núcleo esteja sempre nessa posição, de criar soluções e fazer coisas novas”, afirmou Alexandre Orrico, editor e cofundador do Núcleo.

Para Felippe Mercurio, líder de tecnologia e um dos sócios do Núcleo, "inovação e experimentação em jornalismo é justamente aquilo que guia toda a equipe de tecnologia do Núcleo, é o que a gente faz de melhor e continuaremos fazendo."

"O BotPonto abre espaço para que redações utilizem vídeos do YouTube nas apurações jornalísticas e em pesquisas de forma mais ágil e eficiente. Para nós, o impacto que esse tipo de tecnologia vai ter na cobertura jornalística daqui para frente é o mais importante", afirmou Jade Drummond, gerente de estratégia do Núcleo e coordenadora do projeto.

Veja abaixo a lista de finalistas e vencedores:

Dados Abertos

Inovação e experimentação

Investigação

Visualização

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca