Núcleo é finalista no Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados

BotPonto, ferramenta que facilita a checagem de informação no YouTube, é finalista na categoria Inovação e experimentação #NúcleoNasEleições

O Núcleo é um dos finalistas do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados 2022, uma iniciativa da Escola de Dados (Open Knowledge Brasil) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

O projeto BotPonto, robô que monitora vídeos no YouTube para facilitar o combate à fake news e desinformação eleitoral, foi indicado na categoria "Inovação e experimentação", junto aos projetos Escriba, do Aos Fatos, e Suspeitos sem fundamento, do data_labe.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada em 6.nov.2022, no encerramento do evento Coda.Br 2022.

No ano passado, o Núcleo recebeu uma menção honrosa no mesmo Prêmio pelo desenvolvimento do Monitor Nuclear, hoje chamado de Political Pulse Brasil. A ferramenta monitora e analisa as redes sociais de todos os políticos brasileiros. O acesso está aberto ao público geral durante o período eleitoral deste ano.

Sobre o BotPonto

O BotPonto é uma ferramenta aberta criada para facilitar a checagem de informação em vídeos no YouTube durante as eleições 2022. Nosso robozinho analisa a transcrição de todos os vídeos publicados em cerca de 100 canais do YouTube para encontrar palavras-chave que podem indicar conteúdo potencialmente desinformativo sobre política e eleições.

A partir desse monitoramento, o BotPonto tweeta automaticamente um link com o ponto exato no vídeo em que os termos foram ditos, para facilitar o processo de checagem e economizar tempo de jornalistas e pesquisadores.

Esse monitoramento pode ser acompanhado via perfil do BotPonto no Twitter (@bot_ponto), mas também é possível explorar por todos vídeos potencialmente desinformativos no painel do projeto no site e receber a nossa newsletter gratuita com um balanço semanal dos principais termos e canais identificados pelo robô.

O BotPonto é um projeto do Núcleo, desenvolvido em parceria com a Novelo Data, durante o programa Jogo Limpo - criado e administrado pelo International Center For Journalists (ICFJ) e financiado pelo YouTube Brasil.

Conheça todos os finalistas da edição de 2022:

Dados Abertos
Má alimentação à brasileira (Revista Piauí e Agência Fiquem Sabendo)
A cor da dor (Jornal O Povo)
Amazônia Minada (InfoAmazonia)

Inovação e experimentação
Escriba (Aos Fatos)
BotPonto (Núcleo Jornalismo)
Suspeitos sem fundamento (data_labe)

Investigação
O caçador de jazidas: quem é o empresário que lidera a corrida pelo ouro em terras indígenas (Repórter Brasil)
4 em cada 10 abortos legais no Brasil são feitos fora da cidade onde a mulher mora; pacientes percorreram mais de 1 mil km (G1)
GSI libera garimpo em áreas preservadas da Amazônia (Folha de São Paulo)

Visualização
Mapa dos conflitos (Agência Pública e Comissão Pastoral da Terra)
Aquazônia: A Floresta-Água (Ambiental Media)
O voo dos MEIs (Agência Tatu)


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca