JOGO RÁPIDO

No Instagram, Ramadan vira moeda de biscoito

Consulta ao CrowdTangle mostra que termo "Ramadan" teve forte alta no número de interações; homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento

Publicado em 12/04/2021 12:11
Arquivado em curtas

Texto Alexandre Orrico
Edição Sérgio Spagnuolo


Palavras: 243

Tags: Instagram, Ramadan

Consultamos a ferramenta CrowdTangle e observamos posts de influenciadores em redes sociais - tanto que utilizaram a data para ter mais engajamento quanto os que criticaram a prática.

APOIE O NÚCLEO, PAGUE
POR ESTE CONTEÚDO

- Via PIX, é rápido e fácil
- Use o QR no app do seu banco
- Ou copie a chave aleatória
- Pague a quantia que quiser

pix para doação

Conheça nossa transparência




Como homenagem ao Ramadan, mês sagrado do calendário islâmico, o Instagram criou um pacote com três stickers especiais. Mas as homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento fácil.

image dos stickers

No Ramadan, os muçulmanos jejuam entre a alvorada e o pôr do sol para relembrar o período em que o profeta Muhammad recebeu as revelações do Alcorão. Em 2021 o mês começou nesta terça, 13 de abril, e vai até 12 de maio. Como o calendário islâmico é lunar, em cada ano a data é diferente.

Para agrupar stories do mundo todo que usam as figurinhas especiais, o Instagram criou um Destaque, como costuma fazer em datas importantes.

image dos stickers

Em busca de visibilidade, algumas pessoas usaram os stickers em postagens não relacionadas e o destaque, que era para reunir homenagens a um período religioso e sagrado, começou a ser usado como vitrine para venda de produtos e exibição de corpos.

Uma olhada nos posts com #Ramadan também mostra que a hashtag está sendo usada como moeda para biscoito. E há também quem tente esconder as figurinhas (atrás de outros elementos ou bem pequenininha) para surfar no engajamento sem ser percebido como aproveitador.

gráfico de interacoes com termo Ramadan no Instagram


É importante porque…

  • Utilizar religião como fonte de engajamento não é de bom tom.

OUTRAS DO JOGO RÁPIDO


Acesse todo o arquivo >>