No Instagram, Ramadan vira moeda de biscoito

Consulta ao CrowdTangle mostra que termo "Ramadan" teve forte alta no número de interações; homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento

Como homenagem ao Ramadan, mês sagrado do calendário islâmico, o Instagram criou um pacote com três stickers especiais. Mas as homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento fácil.

No Ramadan, os muçulmanos jejuam entre a alvorada e o pôr do sol para relembrar o período em que o profeta Muhammad recebeu as revelações do Alcorão. Em 2021 o mês começou nesta terça, 13 de abril, e vai até 12 de maio. Como o calendário islâmico é lunar, em cada ano a data é diferente.

Para agrupar stories do mundo todo que usam as figurinhas especiais, o Instagram criou um Destaque, como costuma fazer em datas importantes.

Em busca de visibilidade, algumas pessoas usaram os stickers em postagens não relacionadas e o destaque, que era para reunir homenagens a um período religioso e sagrado, começou a ser usado como vitrine para venda de produtos e exibição de corpos.

Uma olhada nos posts com #Ramadan também mostra que a hashtag está sendo usada como moeda para biscoito. E há também quem tente esconder as figurinhas (atrás de outros elementos ou bem pequenininha) para surfar no engajamento sem ser percebido como aproveitador.


É importante porque...

  • Utilizar religião como fonte de engajamento não é de bom tom.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca