No Instagram, Ramadan vira moeda de biscoito

Consulta ao CrowdTangle mostra que termo "Ramadan" teve forte alta no número de interações; homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento
No Instagram, Ramadan vira moeda de biscoito
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Como homenagem ao Ramadan, mês sagrado do calendário islâmico, o Instagram criou um pacote com três stickers especiais. Mas as homenagens à data estão ofuscadas por pessoas e marcas em busca de engajamento fácil.

No Ramadan, os muçulmanos jejuam entre a alvorada e o pôr do sol para relembrar o período em que o profeta Muhammad recebeu as revelações do Alcorão. Em 2021 o mês começou nesta terça, 13 de abril, e vai até 12 de maio. Como o calendário islâmico é lunar, em cada ano a data é diferente.

Para agrupar stories do mundo todo que usam as figurinhas especiais, o Instagram criou um Destaque, como costuma fazer em datas importantes.

Em busca de visibilidade, algumas pessoas usaram os stickers em postagens não relacionadas e o destaque, que era para reunir homenagens a um período religioso e sagrado, começou a ser usado como vitrine para venda de produtos e exibição de corpos.

Uma olhada nos posts com #Ramadan também mostra que a hashtag está sendo usada como moeda para biscoito. E há também quem tente esconder as figurinhas (atrás de outros elementos ou bem pequenininha) para surfar no engajamento sem ser percebido como aproveitador.


É importante porque...

  • Utilizar religião como fonte de engajamento não é de bom tom.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!