Conselheiros cobram TikTok após suicídio de adolescente

Jovem cometeu suicídio após comentários de ódio na rede, segundo sua mãe

Pelo menos 4 dos 6 membros do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok se uniram para cobrar esclarecimentos da rede social após o suicídio de Lucas Santos, de apenas 16 anos, atribuído a uma onda de mensagens de ódio que recebeu após publicar um vídeo na rede.

Mariana Valente,  Thiago Amparo, Nina da Hora e Yasodara Cordova expressaram, via Twitter, revolta com o caso. Os outros membros são o professor da UFMG Fabrício Benevenuto e o diretor do ITS Carlos Affonso Souza.

Mensagens de ódio e bullying não são exclusividade do TikTok, da chinesa ByteDance, mas a rede tem crescido em popularidade no Brasil e atraído muitos jovens. O conselho consultivo da rede foi criado em março deste ano.

Em nota via assessoria de imprensa, o TikTok disse:

Estamos profundamente tristes com esta tragédia. Temos como nossa principal prioridade dar apoio ao bem-estar da nossa comunidade e fomentar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam seguros para se expressar de forma autêntica. Comentários de ódio, que violam nossas políticas e prejudicam nossa comunidade, são removidos da nossa plataforma. Também trabalhamos com especialistas, como o CVV, para dar apoio e oferecer recursos para qualquer pessoa que possa estar passando por um momento difícil. Enviamos nossos sentimentos mais sinceros para a família e amigos do Lucas.


É importante porque...

  • Redes sociais podem ter efeitos nefastos de bullying e comentários de ódio
  • TikTok tem crescido em popularidade entre jovens

Texto Sérgio Spagnuolo
Edição Alexandre Orrico


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca