Facebook diz que aumentará proteção a jornalistas e ativistas

Mudança prevê maior proteção a figuras públicas que são alvos pelo trabalho feito por elas, segundo agência Reuters

O Facebook passará a incluir ativistas e jornalistas no grupo de figuras públicas involuntárias e, por consequência, elevará proteções contra ataques e assédios virtuais direcionados a esse grupo, reportou a Reuters, citando o chefe global de Segurança da plataforma.

Segundo a Reuters, o chefe global de segurança da rede social, Antigone Davis, disse que o Facebook também limitará os tipos de atitudes toleradas contra figuras públicas, como parte de um esforço para frear ataques que atingem de maneira desigual mulheres, pessoas de cor e pessoas LGBTQ.

Figuras públicas, voluntárias ou involuntárias, são submetidas a padrões mais rígidos de segurança, a fim de serem melhor protegidas. Ainda não está claro quais serão esses padrões.


É importante porque…
  • Só em 2020 no Brasil, mulheres jornalistas foram alvo de mais da metade de ataques virtuais, mostrou levantamento realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
  • Enquanto ativistas e jornalistas só agora estão recebendo uma camada extra de proteção, um programa especial e secreto chamado XCheck do Facebook dava tratamento especial a celebridades, políticos e outras figuras públicas, que tinham aval para agir sob o radar das regras e diretrizes da rede social. Segundo o Wall Street Journal, que revelou o programa na série Facebook Files, algumas figuras abusaram desse privilégio.
Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo


Faça parte da conversa

Reações de apoiadores
carregando reações...

Apoie o Núcleo para publicar seu comentário, reagir à matéria e participar da conversa. Caso já seja apoiador ou apoiadora, faça login abaixo sem senha, usando apenas seu email.


Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca