Não foi dessa vez que disparos via WhatsApp derrubaram uma chapa presidencial

Entendimento de relator do processo no TSE, no entanto, é de que tais disparos podem resultar em cassação caso provados
Não foi dessa vez que disparos via WhatsApp derrubaram uma chapa presidencial
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quinta-feira, 28.out, mostrou basicamente duas coisas para os eleitores e representantes de redes sociais:

  • Não foi dessa vez que uma chapa presidencial foi cassada por conta de disparos em massa feitos por WhatsApp;
  • Mas espalhar desinformação dessa forma pode sim custar um mandato.

No julgamento, o colegiado do TSE formou maioria contrária às ações que pediam a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão e a inelegibilidade de ambos por oito anos (detalhes no site Jota), ajuizadas pela coligação da chapa Haddad-Manuela referentes a disparos em massa via WhatsApp realizados na eleição de 2018.

No entendimento específico do relator Luis Felipe Salomão, para a cassação da chapa “é necessário que se demonstre, por meio de provas robustas, que a conduta teve gravidade suficiente para desequilibrar o pleito eleitoral”, disse o advogado e mestrando da Universidade de São Paulo Marco Antonio Riechelmann Junior sobre o julgamento.

Mas a compreensão geral do relator sobre o tema "foi o de que os disparos em massa de desinformações são sim aptos para cassar mandatos eletivos”.


Riechelmann também aponta que “o TSE tem dado sinais claros de que a disseminação de informações falsas e o uso indevido das redes sociais é um problema” e tem tomado posições relevantes para isso. Isso porque a decisão tomada hoje pode se transformar em uma resolução que valerá para o pleito de 2022, reforçando as defesas da democracia brasileira.

Além da decisão relativa aos disparos em massa, o TSE cassou o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR) por divulgação de desinformação sobre a urna eletrônica em sua página no Facebook. A maioria dos ministros da corte acompanhou o voto de Salomão, que considerou que a divulgação de fake news configurou abuso de poder político e uso indevido das redes sociais.

Marco conclui que esses são passos importantes para enfrentar “o desafio atual que é encontrar uma maneira de que as campanhas virtuais feitas por meio das plataformas sigam as normas eleitorais e as boas práticas necessárias para o exercício da democracia.”

Texto Lucas Lago
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!