Reddit planeja transformar pontuação da plataforma em tokens de criptomoeda

Rede explora nova maneira de usar blockchain na plataforma, mas força usuários a aderirem ao mercado de criptomoedas
Reddit planeja transformar pontuação da plataforma em tokens de criptomoeda
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Ethereum é o novo karma?

Aparentemente o Reddit quer converter karma, a pontuação conquistada por meio de interações de usuários na plataforma, em pontos de comunidade, com tokens ancorados na plataforma Ethereum (mais conhecida por sua criptomoeda homônima).

Isso efetivamente migra sua base de usuários, estimada em 500 milhões, para o blockchain – um grande registro descentralizado de transações.

Como é a moderação de conteúdo do Reddit
Sistema atrai olhares de plataformas como Facebook e Twitter, mas modelo não é perfeito: rede não paga nem protege moderadores

É importante porque...

  • É uma tentativa inédita de recompensas nas plataformas
  • Seria uma tentativa de ir além na descentralização da rede
  • Mas, ao que tudo indica, usuários do Reddit estarão compulsoriamente aderindo ao mercado de criptomoedas

Quem destrinchou [mais ou menos] o plano da rede foi o engenheiro do Reddit, Rahul Kothari, em um fio no Twitter. Mas a plataforma também tem uma página interna em que oferece mais detalhes sobre a mudança aos Community Points.

Aparentemente o engenheiro falou mais do que deveria, por seu tweet foi apagado nesta segunda-feira, poucas horas após a publicação, possivelmente em vista de críticas negativas de que a rede esteja levando seus usuários para o blockchain sem muita escolha.

Dois subreddits (comunidades), num total de 80 mil usuários, já estão sendo testados.

O site Criptonizando foi o primeiro a reportar sobre o assunto em português.

O Núcleo contatou a assessoria de imprensa do Reddit por email, mas não obteve resposta até a publicação.


PONTUAÇÃO

Os Community Points, que serão armazenados como tokens ancorados em Ethereum, uma tecnologia blockchain, serão distribuídos mensalmente com base em contribuições feitas por usuários à comunidade. O karma é uma das formas de medir essas contribuições, mas a decisão final sobre quanto cada usuário contribuiu será decidida conjuntamente pela plataforma.

O Reddit ficará encarregado de publicar uma lista, uma vez por mês, com a quantidade de karma que cada usuário recebeu durante o período como sugestão de quantos Community Points ele deve receber. Mas numa espécie de plenária auto-regulatória, a comunidade pode rejeitar aquela sugestão e propor uma distribuição diferente – desde que ela seja aprovada por uma maioria de usuários.

De início a divisão já não é exatamente igualitária, com cotas pré-estabelecidas. Todo mês, 10% dos Community Points irão para moderadores, 20% ficará com o Reddit e outros 20% serão destinados à comunidade Reddit em geral.

Texto Laís Martins
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!