Como em qualquer outra rede social, seu tempo vale muito para o TikTok. Mas na rede social desenvolvida na China ele vale ainda mais, de acordo com um documento interno da empresa consultado pelo New York Times, que mostra que o tempo do usuário na plataforma é uma das métricas mais importantes para seu modelo de negócios.
Boa parte do sucesso do TikTok deve-se tanto à grande facilidade na produção de conteúdo e no quão bom seu algoritmo é em entender as preferências dos usuários. No fim, trata-se mais de uma rede social de entretenimento do que de conexão com outras pessoas.
É importante porque...
- Documento traz à tona informações sobre o funcionamento algoritmo desenvolvido pela empresa, e de seus efeitos nos usuários.
- Como alertado previamente por especialistas, sugere que empresa premia comportamento de vício.
O documento, acessado pelo colunista de mídia do NYT Ben Smith, mostra que, na busca pelo objetivo de agregar usuários à sua base – que já conta com 1 bilhão de usuários mensais – a empresa dá especial atenção a duas métricas:
- a retenção (isto é, se o usuário retorna à plataforma);
- e tempo gasto no app.
Segundo disse ao NYT Guillaume Chaslot, fundador da Algo Transparency, "esse sistema significa que tempo assistido é crucial. O algoritmo tenta viciar as pessoas em vez de dar a elas o que elas realmente querem".
Chamado de 'TikTok Algo 101', o documento foi escrito pelo time de engenharia do TikTok para explicar sobre o funcionamento do algoritmo a outros funcionários em cargos menos técnicos.
Outra informação trazida à tona pelo documento é a equação utilizada pelo TikTok para recomendar vídeos aos usuários.
Em linhas gerais, a equação consiste de predições com base em aprendizagem de máquina e comportamento do usuário que são resumidas para três tipos de dados: likes, comentários e tempo de reprodução dos vídeos. Todos os vídeos recebem então uma nota com base nessa equação e a plataforma retorna aos usuários vídeos com as notas mais altas.
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