Brasil fez bonito no segundo r/Place do Reddit

Na segunda edição do experimento social do Reddit, brasileiros homenagearam a cultura do país.
Brasil fez bonito no segundo r/Place do Reddit
Receba nossas newsletters de graça
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!

Na última sexta (1.abr), o Reddit abriu a segunda edição do r/Place, um experimento social de desenho coletivo: cada usuário só pode postar um pixel a cada cinco minutos e precisam trabalhar juntos, pixel por pixel, para criar imagens em uma tela em branco gigantesca.

ARTE COLABORATIVA. Teve de tudo: bandeiras, memes, referência a um video game obscuro de 2007. Até a noite de domingo (3.abr), 6 milhões de usuários já haviam desenhado mais de 6 milhões de pixels, formando um enorme mural de “pixel art”.

É DO R/BRASIL! Um cantinho do r/Place foi adotado pelos brasileiros do r/Brasil, um dos maiores subreddits do país. Nele, desenharam a nossa bandeira e vários elementos da nossa cultura: vira-lata caramelo, turma da Mônica, a taça da Copa do Mundo de futebol, o 14-Bis, um capoeirista e o Cristo Redentor usando um chapéu de cangaceiro.

Também rolou uma parceria com a Irlanda, com o Irmão do Jorel e o que parece ser uma garrafa de refrigerante de gengibirra representando o lado brasileiro — ou talvez sejam só as minhas raízes paranaenses se manifestando.

HUMANOS + ROBÔS. O trabalho do r/Brasil e de outros subreddits envolveu o uso de scripts e robôs, segundo o usuário Tet, que ajudou a coordenar os esforços do subreddit brasileiro pelo Discord.

A coisa engrenou mesmo quando eles descobriram um sistema de código-aberto holandês chamado Commando, que automatizava a inserção de pixels seguindo uma imagem enviada previamente pelos coordenadores. Vários artistas e programadores ajudaram no esforço coletivo.

FIM EM PIXELS BRANCOS. O r/Place durou apenas quatro dias. No final, o Reddit restringiu a inserção de novos pixels apenas à cor branca, e gradualmente a tela voltou ao estado original.

No ápice, o mural ficou assim:

O primeiro r/Place aconteceu em 2017 e foi idealizado por um tal de Josh Wardle, que você talvez conheça do joguinho-sensação Wordle, vendido ao New York Times e que inspirou clones diversos, como os brasileiros Termo e Letreco.

Quando será o próximo? Ninguém sabe.

Via Reddit, Washington Post (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!