Receba nossas newsletters
É de graça. Só tem coisa fina, você vai curtir!
No Twitter, conteúdo “copypasta” (copiado/duplicado ou, como diz parte do Twitter, kibado) está com os dias contados. Uma nova política da rede social, publicada no início de maio, irá limitar o alcance de conteúdos repetitivos na rede.
COPYPASTA? O termo é uma referência a “copy and paste”, ou “copiar e colar” em inglês.
Em sua documentação, o Twitter explica que o copypasta que quer combater consiste na tentativa de vários indivíduos em duplicar conteúdo a partir de uma fonte original e compartilhá-lo amplamente em plataformas sociais e fóruns de discussão.
Esse conteúdo pode ser em texto, imagens ou uma combinação dos dois.
Estratégias de copypasta têm diversas finalidades, como “amplificar artificialmente um conteúdo, suprimir informações ou manipular resultados de pesquisas, trending topics ou conversas na plataforma”.
Para o Twitter, esse comportamento assemelha-se ao spam e pode “perturbar a experiência das pessoas”.
O QUE MUDA? Ao detectar um post copypasta, o Twitter limitará a exibição dele em algumas áreas da plataforma, aquelas que dependem de rankeamento algorítmico, como a pesquisa, inserções na timeline de quem não segue o autor do post infrator e em respostas a outros posts.
Para os seguidores do perfil infrator, o conteúdo copypasta continuará aparecendo.
PUNIÇÕES. A princípio, a limitação de alcance é a única punição prevista, mas há cenários em que o Twitter pode agir de modo mais enérgico:
- Quando há uso de scripts ou automações para postar conteúdo duplicado;
- Quando alguém opera uma ou várias contas com o objetivo de espalhar copypasta; ou
- Quando alguém viola esta e/ou outras políticas da comunidade repetidamente.
Via Twitter (em inglês).