O Brasil não é os Estados Unidos, mas dados e informações de lá em certos contextos são úteis para entender a nossa realidade. Vide este estudo da Pew Research sobre o assunto política no Twitter.
O QUE HOUVE? A Pew entrevistou 2.548 usuários adultos do Twitter em maio de 2021 para entender o comportamento deles em relação à política na rede social. Destaques:
Um terço
(33%) dos posts publicados por essa galera é de natureza política;- RTs e citações (RTs com uma mensagem nova atrelada) são mais usados para compartilhar conteúdo político. Em relação a posts originais, a diferença é de pouco mais de 5 vezes;
- O pessoal com +50 anos, que representou 24% dos entrevistados, produziu
78%
de todo o conteúdo político da amostra analisada. - O volume de posts de cunho político da faixa +50 é sete vezes maior que o da turma com idades entre 18 e 49 anos.
O QUE MAIS? Um dado curioso confronta aquela máxima do “ativismo de sofá”, que costuma ser levantada contra manifestações no digital.
Segundo a pesquisa da Pew, apenas 3% dos entrevistados disseram se engajarem politicamente apenas no Twitter.
A maioria (58%
) disseram que se engajam no Twitter e em locais offline (isso inclui fazer doações a campanhas e votar — nos EUA, o voto não é obrigatório), e 34%
só se engajam politicamente fora do Twitter.
Mais dados e a pesquisa completa podem ser lidos no link abaixo.
Via Pew Research (em inglês).
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Twitter/X • Manual do Usuário