Nos EUA, um terço dos posts publicados no Twitter por adultos tem a ver com política

Os mais velhos (+50 anos) são os grandes produtores de conteúdo político no Twitter.

O Brasil não é os Estados Unidos, mas dados e informações de lá em certos contextos são úteis para entender a nossa realidade. Vide este estudo da Pew Research sobre o assunto política no Twitter.

O QUE HOUVE? A Pew entrevistou 2.548 usuários adultos do Twitter em maio de 2021 para entender o comportamento deles em relação à política na rede social. Destaques:

  • Um terço (33%) dos posts publicados por essa galera é de natureza política;
  • RTs e citações (RTs com uma mensagem nova atrelada) são mais usados para compartilhar conteúdo político. Em relação a posts originais, a diferença é de pouco mais de 5 vezes;
  • O pessoal com +50 anos, que representou 24% dos entrevistados, produziu 78% de todo o conteúdo político da amostra analisada.
  • O volume de posts de cunho político da faixa +50 é sete vezes maior que o da turma com idades entre 18 e 49 anos.

O QUE MAIS? Um dado curioso confronta aquela máxima do “ativismo de sofá”, que costuma ser levantada contra manifestações no digital.

Segundo a pesquisa da Pew, apenas 3% dos entrevistados disseram se engajarem politicamente apenas no Twitter.

A maioria (58%) disseram que se engajam no Twitter e em locais offline (isso inclui fazer doações a campanhas e votar — nos EUA, o voto não é obrigatório), e 34% só se engajam politicamente fora do Twitter.

Mais dados e a pesquisa completa podem ser lidos no link abaixo.

Via Pew Research (em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!