Amazon processa administradores de 10 mil grupos no Facebook por avaliações falsas

A empresa quer descobrir quem está por trás dos grupos e obrigá-los a devolver “ganhos obtidos com a intermediação de críticas falsas".


A Amazon entrou com uma ação nesta terça-feira (19) contra administradores de mais de 10 mil grupos de Facebook que supostamente negociaram avaliações falsas em troca de dinheiro ou produtos gratuitos.

Em comunicado à imprensa, a Amazon identificou o grupo “Amazon Product Review”, tinha mais de 43.000 membros antes de ser retirado do ar pela Meta e supostamente oferecia reembolsos ou outros pagamentos a compradores dispostos a deixar avaliações falsas.

A CNBC, que teve acesso ao processo, identificou outro, o “Amazon Verified Buyer and Seller”, que tinha mais de 2.500 membros e cobrava U$10 dólares aos vendedores da Amazon para deletar as críticas.

A Amazon diz ter entrado com processo para descobrir quem está por trás dos grupos e obrigá-los a devolver “ganhos obtidos com a intermediação de críticas falsas".

A Amazon também diz que os grupos despistavam moderadores do Facebook privando os grupos ou usando asteriscos nos nomes, como “R**fund Aftr R**view”, em vez de “Refund after Review” - “Reembolso Após Avaliação”, em tradução livre.

OUTRAS REDES: A Meta, empresa dona do Facebook, derrubou 5 mil dos 10 mil grupos denunciados e trabalha para remover outros.

Além da Meta, a Amazon diz que também estão sendo investigados esquemas em outras redes sociais, como Instagram, TikTok e Twitter, e aplicativos como WhatsApp, Telegram e WeChat.

NÃO É NOVO: Em 2018, o Washington Post reportou que avaliações falsas dominavam certas categorias de produtos, como fones de ouvido bluetooth e suplementos de saúde. Na época, vendedores falaram a reportagem que a enchente de avaliações falsas dificulta a concorrência legítima e prejudica lucros.

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca