Mais uma vez, Facebook muda planos e prejudica jornalismo e escritores independentes

A rede social vai redirecionar recursos da aba de notícias e do Bulletin, dois produtos jornalísticos, para fazer frente ao TikTok.

Parece notícia repetida, mas não é: o Facebook sinalizou que diminuirá investimentos em parcerias com o jornalismo para focar em criadores de conteúdo.

O QUE HOUVE? O Wall Street Journal teve acesso a um memorando interno assinado por Campbell Brown, executiva da Meta responsável pelas parcerias globais com veículos de notícia.

Na mensagem aos funcionários, Brown diz que o Facebook reduzirá os esforços em engenharia e produto de duas iniciativas jornalísticas da casa, a aba de notícias e a plataforma de newsletters Bulletin, para focar os esforços em “criadores”, jargão do meio para influenciadores digitais.

CONTEXTO. A aba de notícias, lançada em alguns mercados em 2019, é uma área dedicada a notícias dentro do site e do aplicativo do Facebook. A Meta paga um valor para parceiros selecionados, que lhe fornece material para popular essa aba com notícias de fontes confiáveis.

Já o Bulletin foi lançado em junho de 2021 como resposta ao crescimento do Substack. É um serviço de newsletters pago, criado para atrair e sustentar escritores independentes.

CONSEQUÊNCIAS. Esse é mais um revés ao jornalismo na conturbada relação que empresas do setor mantêm com a Big Tech, notadamente Meta e Google.

Não é a primeira vez — e provavelmente não será a última — que essas empresas quebram promessas relacionadas a investimentos no jornalismo.

Segundo fontes do Wall Street Journal, o aperto regulatório em vários países para que empresas como Meta e Google financiem o jornalismo teria desanimado o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, de fazer do noticiário uma parte significativa da experiência no Facebook.

O foco em “criadores” se explica, também, pela competição proporcionada pelo TikTok, da chinesa ByteDance.

Via Wall Street Journal (em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

Veja nossas publicações abertas

Você se inscreveu no Núcleo Jornalismo
Legal ter você de volta! Seu login está feito.
Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Seu link expirou
Sucesso! Veja seu email para o link mágico de login. Não é preciso senha.
Por favor digite ao menos 3 caracteres 0 Resultados da busca