No discurso de Meta e Google, moderar conteúdo eleitoral é prioridade. Mas uma nova pesquisa da organização sem fins lucrativos SumOfUs identificou que Facebook, YouTube e outras plataformas estão sendo empregadas por grupos da extrema-direita brasileira para disseminar teorias da conspiração e impulsionar dúvidas sobre a integridade do processo eleitoral brasileiro.
RELATÓRIO. Publicado nesta quarta-feira (28.set.2022), "Pare o Roubo Parte 2: Como YouTube e Meta estão desmontando a democracia brasileira" é o segundo relatório elaborado pela SumOfUs que alerta sobre o papel das redes sociais na difusão de discursos antidemocráticos.
Entre 10.set e 16.set.2022, pesquisadores analisaram milhares de publicações nas redes sociais. Em setembro, a organização já havia lançado o "Pare o roubo 2.0: Como a Meta está subvertendo a democracia brasileira".
O Intercept Brasil também publicou uma nota sobre o relatório desta quarta-feira.
PRINCIPAIS PONTOS. Os principais pontos do relatório:
- A Meta aprovou e deixou rodar dezenas de anúncios que colocam em dúvida a integridade do processo eleitoral, espalham desinformação sobre as urnas eletrônicas e sobre a contagem de votos, e que defendem um golpe de cunho militar;
- Vídeos promovendo a versão brasileira de Stop the Steal ("pare o roubo") registraram altos níveis de engajamento: apenas
10 vídeos
de Youtube marcaram22 milhões
de visualizações e2,3 milhões
de interações no Facebook; - Evidências que apontam que o YouTube continua faturando e lucrando com canais que propagam desinformação – mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha ordenado às plataformas suspenderem pagamentos para disseminadores de desinformação sobre o processo eleitoral.
ANÚNCIOS. Pesquisadores fizeram uma busca modesta na Biblioteca de Anúncios da Meta usando apenas 7 termos [Urna eletrônica, STF, Urnas eletrônicas, Alexandre de Moraes, Fachin, Pesquisa eleitoral, TSE] para um período de 7 dias. Encontraram 56
anúncios c0m desinformação eleitoral que acumulavam, juntos, quase 3 milhões
de impressões.
ORIGEM. Pesquisadores usaram o CrowdTangle para analisar o caminho percorrido por 10 vídeos do tipo "Stop The Steal".
A descoberta foi que os impactos desse tipo de conteúdo não se limitam ao Youtube. Pelo contrário, o Youtube é a nascente – ali esse tipo de conteúdo é criado e monetizado e depois distribuído pelo Facebook, Instagram e Twitter, atingindo milhões de usuários.
9 destes 10 vídeos eram de canais verificados pelo Youtube.
RECOMENDAÇÕES
A hora de agir é agora, alerta a SumOfUs, reiterando o pedido para que as plataformas implementem as recomendações feitas pelas mais de 90 organizações da sociedade civil, incluindo a própria SumOfUs, em relatório publicado em 16.set.2022.
A organização reiterou as seguintes recomendações:
- fortalecer o sistema de moderação de conteúdo, o que passa pela contratação de mais moderadores com entendimento suficiente do contexto político local em condições de trabalhos decentes e remuneração justa;
- melhorar o processo de verificação de anúncios de maneira a filtrar mais efetivamente contas que estão publicando conteúdo que mina a integridade eleitoral;
- avaliar, mitigar e publicizar os riscos que suas plataformas representam aos direitos humanos nos países onde operam;
- publicizar detalhes dos passos adotados em cada país e cada língua para garantir integridade eleitoral;
- aumentar transparência ao listar detalhes completos de todos anúncios na Biblioteca de Anúncios da Meta, como público-alvo, público atingido, gastos com anúncios e pagador do anúncio;
- permitir que auditores independentes verifiquem se a empresa está fazendo o que diz estar fazendo;
- publicizar a avaliação de riscos pré-eleições para o Brasil.