Pular para o conteúdo

Guerra de hashtags nas redes sobre eleição para presidência do Senado

Influencers da direita e da esquerda entraram em ação com hashtags de apoio ao candidato bolsonarista, Rogério Marinho, e ao apoiado por Lula, Rodrigo Pacheco

Guerra de hashtags nas redes sobre eleição para presidência do Senado

Na véspera da eleição para a presidência do Senado, as redes sociais foram tomadas por influencers da direita e da esquerda, nesta terça-feira (31.jan.23), com posts de apoio ou crítica aos candidatos.

O atual presidente, senador Rodrigo Pacheco (PSD), concorre à reeleião e tem o apoio do presidente Lula (PT). O senador Rogério Marinho (PL) tem o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nas últimas 24 horas, segundo monitoramento da ferramenta Horus, do Núcleo, os dois posts mais compartilhados, considerando o número de interações, são de apoio ao candidato bolsonarista: o post do senador Hamilton Mourão (Republicanos) no Twitter e o vídeo de Bolsonaro declarando apoio a Marinho por uma vídeochamada postado pelo deputado Giovani Cherini (PL) no Facebook.

ORGANIZAÇÃO DA DIREITA. A hashtag #PachecoNao chegou aos trending topics desta terça com, ao menos, 161 mil tweets.

Os bolsonaristas estão mobilizando as redes sobre a disputa há pelo menos 15 dias, segundo O Globo. O deputado e influencer bolsonarista Gustavo Gayer (PL) vem divulgando desde janeiro um site para pressionar os senadores pelo voto a favor de Marinho.

Segunda a Horus, de 24.jan a 31.jan foram 85 perfis influenciadores em todas as redes monitoradas comentando #PachechoNão, com cerca de 35 mil compartilhamentos mensuráveis.

REAÇÃO DA ESQUERDA. Os perfis que apoiam o presidente Lula nas redes sociais só se reagiram nesta terça. Até o @choquei postou sobre o tema apoiando a candidatura de Pacheco. Felipe Neto também se manifestou com diversos tweets ao longo do dia.

De 24.jan a 31.jan foram apenas 14 perfis em todas as redes monitoradas comentando #MarinhoNão.

A hashtag #MarinhoNão também chegou aos trending topics desta terça com 93,2 mil tweets.

Reportagem Julianna Granjeia
Edição Sérgio Spagnuolo

Conheça quem liderou essa pauta

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Julianna Granjeia

Ver tudo