Na manhã de terça, 31.jan.2023, usuários que usaram o Google para pesquisar sobre senador Rogério Marinho (PL) tiveram uma surpresa: a plataforma retornou que Marinho era presidente do Senado. O problema é que as eleições no Congresso ainda não aconteceram.
O QUE ACONTECEU? No Twitter, usuários foram reclamar sobre a falha da curadoria do feed de notícias do Google e apontaram o potencial desinformativo de um erro como este um dia antes das eleições no Congresso, marcadas para esta quarta, 1.fev.2023.
O Núcleo pesquisou pelo nome do senador e teve os mesmos resultados.
Não estou acreditando. Escrevi o nome de Rogério Marinho no Google, para acompanhar a cobertura, e o algoritmo da plataforma o trata como presidente eleito do Senado. Foi só no meu feed? pic.twitter.com/XlEtTI9s6k
— Maurício Ricardo (@MauricioRicardo) January 31, 2023
Segundo usuários, o mesmo erro não aconteceu com Rodrigo Pacheco (PSD), atual presidente do Senado e candidato à reeleição.
Acabei de fazer o teste: o nome de Rogério Marinho aparece como ELEITO presidente do Senado 24h antes da eleição. O mesmo não acontece com Rodrigo Pacheco.
— adynews (@ady_news) January 31, 2023
Olá, @Google, tudo bem? Isso foi “erro” de vocês ou alguma manipulação de SEO? :) https://t.co/QjMzeB27VR pic.twitter.com/Ig4JQD9jql
Após a publicação do texto, a assessoria do Google enviou ao Núcleo o seguinte posicionamento: “Títulos das seções Notícias Principais são gerados de modo contínuo por algoritmos. Neste caso, o sistema não funcionou como previsto e o título foi corrigido.”
Google • Twitter/X