Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República irá se manifestar junto ao Twitter pelo fim do acesso gratuito à API da empresa, segundo um tweet publicado pelo Secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, nesta sexta-feira (3.fev.2023).

"O anúncio feito pelo Twitter de que não permitirá mais acesso gratuito à sua API reforça a preocupação sobre como as plataformas têm dificultado o acesso de pesquisadores a dados fundamentais para a compreensão do debate público", escreveu Brant.

"O Brasil precisa avançar nas obrigações legais de acesso a dados por pesquisadores. Enquanto não se avança nessa direção, estamos nos manifestando junto à empresa sobre nossa compreensão da medida como grave retrocesso do ponto de vista do interesse público", complementou o secretário.

Questionado pelo Núcleo, Brant afirmou que, por enquanto, o governo está pedindo mais explicações da empresa. A reportagem também enviou questionamentos para a assessoria de comunicação da Secom em busca de informações mais detalhadas, mas ainda não obteve resposta.

Musk vai matar um monte de bots do bem no Twitter
O fato de o Twitter ter uma API pública aberta e gratuita sempre foi uma das coisas que distinguiu essa rede social
Reportagem Laís Martins
Edição Julianna Granjeia
Twitter/X
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.