A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República irá se manifestar junto ao Twitter pelo fim do acesso gratuito à API da empresa, segundo um tweet publicado pelo Secretário de Políticas Digitais da Secom, João Brant, nesta sexta-feira (3.fev.2023).
"O anúncio feito pelo Twitter de que não permitirá mais acesso gratuito à sua API reforça a preocupação sobre como as plataformas têm dificultado o acesso de pesquisadores a dados fundamentais para a compreensão do debate público", escreveu Brant.
O anúncio feito pelo Twitter de que não permitirá mais acesso gratuito à sua API reforça a preocupação sobre como as plataformas têm dificultado o acesso de pesquisadores a dados fundamentais para a compreensão do debate público.
— João Brant (@joaobrant) February 3, 2023
"O Brasil precisa avançar nas obrigações legais de acesso a dados por pesquisadores. Enquanto não se avança nessa direção, estamos nos manifestando junto à empresa sobre nossa compreensão da medida como grave retrocesso do ponto de vista do interesse público", complementou o secretário.
Questionado pelo Núcleo, Brant afirmou que, por enquanto, o governo está pedindo mais explicações da empresa. A reportagem também enviou questionamentos para a assessoria de comunicação da Secom em busca de informações mais detalhadas, mas ainda não obteve resposta.
