TikTok reformula sistema de moderação em prol da transparência

Agora, serão levadas em conta as ferramentas usadas e políticas violadas para que uma conta seja banida da plataforma.

O TikTok anunciou uma reformulação do seu sistema de moderação.

O QUE HOUVE? O objetivo, segundo a empresa, é “agir de forma mais eficaz contra infratores reincidentes” e mitigar “um impacto desproporcional sobre criadores que, raramente e de modo inconsciente, violam alguma política, sendo ao mesmo tempo menos eficiente ao desencorajar aqueles que as violam repetidamente”.

Uma análise do TikTok descobriu que a maioria dos perfis abusadores usam a mesma ferramenta (como comentários e lives; em 90% dos casos) e a mesma categoria de política (como bullying e assédio; em 75%) repetidamente.

Por isso, o novo sistema leva em conta a ferramenta usada e a política violada. Segundo o TikTok:

  • Se alguém postar um conteúdo que viole uma das Diretrizes da Comunidade, o conteúdo será removido e sua conta receberá uma advertência.
  • Se uma conta atingir o limite de advertências dentro de uma mesma ferramenta (como Comentários ou LIVE) ou política (como Bullying e Assédio), ela será banida permanentemente.
  • Esses limites podem variar dependendo do potencial de uma violação em causar danos aos membros da comunidade – por exemplo, pode haver um limite mais restrito em caso de violação da política contra promover ideologias de ódio do que para o compartilhamento de spam de dano leve.

O TikTok diz, ainda, que violações de políticas consideradas graves, como divulgação de conteúdo violento, de tortura e de abusos infantis, continuarão valendo o banimento imediato.

TikTok recebe visitas em centro de transparência nos EUA
Tentativa de mostrar abertura vem em meio a onda de bloqueios e críticas nos EUA, mas plataforma ainda é opaca

O QUE MAIS? Nas próximas semanas, o TikTok atualizará o Centro de Segurança, dentro do aplicativo, com duas ferramentas de transparência:

  • Uma página de “Status da conta”, para que os criadores possam ver com facilidade o status da sua conta; e
  • Uma página de “Registros de denúncias”, em que os criadores poderão acompanhar o status de denúncias feitas por eles de outros conteúdos e contas.

Além disso, o TikTok notificará os criadores quando eles violarem alguma diretriz e quando suas contas estiverem prestes a serem removidas.

Via TikTok.

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!