TikTok removeu 66 mil vídeos de desinformação sobre eleições em 2022

Empresa diz que investirá na criação de sistemas de detecção e moderação

Na quarta-feira (15.fev.2023), o TikTok Brasil lançou um relatório de transparência sobre seu trabalho antes, durante e após as eleições nacionais de 2022.

Eis alguns dos principais pontos:

MODERAÇÃO. No comunicado, o TikTok afirma que o time de especialistas e moderadores do TikTok se preparou “para uma série de cenários, como desinformação eleitoral danosa, compartilhamento de teorias da conspiração e ameaças de violência”, afirmando ainda que o cenário do Brasil “era único”.

  • Entre 16.ago e 31.dez.2022, a empresa diz ter removido 66 mil vídeos que violavam a política de desinformação sobre eleições;
  • Já entre os dias 8.jan e 15.jan.2023, o TikTok afirma ter removido 10,4 mil vídeos que violavam a política de extremismo violento, desinformação com riscos no mundo real ou desinformação eleitoral.
  • O TikTok diz ter recebido do TSE para análise 128 links , dos quais removeram 106 posts;
  • Até 31.dez.2022, último dia do período eleitoral oficial, o TikTok diz ter cumprido 90 ordens judiciais que determinavam a remoção de 222 vídeos ao todo a pedido do TSE e tribunais regionais;
  • Em razão da violência de 8.jan.2023, o TikTok diz ter recebido duas ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a remoção de 5 vídeos.

REFLEXÃO. Houve uma redução de 25% no compartilhamento de vídeos com “informação não verificada sobre as eleições” nas semanas antes e após a votação, após o TikTok colocar um aviso pedindo que usuários refletissem antes de compartilhar esses conteúdo.

CONTEXTO. O TikTok também diz ter acrescentado contextos a vídeos e lives que se relacionassem às eleições. Foram 1,5 milhão de vídeos etiquetados, e esses avisos foram abertos 16 milhões de vezes. Já nas lives, a empresa diz que as etiquetas impactaram 40 milhões de pessoas.

NO FUTURO. No comunicado, a empresa diz que deve melhorar e adaptar algumas questões para as próximas eleições.

Entre elas, investirá na criação de sistemas de detecção e moderação avançados que ajude a remover “mais rapidamente conteúdo de desinformação eleitoral” e que detectem “comportamentos enganosos para manter a integridade da plataforma durante períodos sensíveis".

O TikTok diz que, em 2023, quer investir em mais ferramentas para etiquetar e dar contexto a usuários sobre conteúdo potencialmente desinformativo ou danoso.

Texto Sofia Schurig
Edição Sérgio Spagnuolo

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!