Na quarta-feira (15.fev.2023), o TikTok Brasil lançou um relatório de transparência sobre seu trabalho antes, durante e após as eleições nacionais de 2022.
Eis alguns dos principais pontos:
MODERAÇÃO. No comunicado, o TikTok afirma que o time de especialistas e moderadores do TikTok se preparou “para uma série de cenários, como desinformação eleitoral danosa, compartilhamento de teorias da conspiração e ameaças de violência”, afirmando ainda que o cenário do Brasil “era único”.
- Entre 16.ago e 31.dez.2022, a empresa diz ter removido
66 mil
vídeos que violavam a política de desinformação sobre eleições; - Já entre os dias 8.jan e 15.jan.2023, o TikTok afirma ter removido
10,4 mil
vídeos que violavam a política de extremismo violento, desinformação com riscos no mundo real ou desinformação eleitoral. - O TikTok diz ter recebido do TSE para análise
128
links , dos quais removeram106
posts; - Até 31.dez.2022, último dia do período eleitoral oficial, o TikTok diz ter cumprido
90
ordens judiciais que determinavam a remoção de222
vídeos ao todo a pedido do TSE e tribunais regionais; - Em razão da violência de 8.jan.2023, o TikTok diz ter recebido duas ordens judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a remoção de
5 vídeos
.
REFLEXÃO. Houve uma redução de 25%
no compartilhamento de vídeos com “informação não verificada sobre as eleições” nas semanas antes e após a votação, após o TikTok colocar um aviso pedindo que usuários refletissem antes de compartilhar esses conteúdo.
CONTEXTO. O TikTok também diz ter acrescentado contextos a vídeos e lives que se relacionassem às eleições. Foram 1,5 milhão
de vídeos etiquetados, e esses avisos foram abertos 16 milhões
de vezes. Já nas lives, a empresa diz que as etiquetas impactaram 40 milhões
de pessoas.
NO FUTURO. No comunicado, a empresa diz que deve melhorar e adaptar algumas questões para as próximas eleições.
Entre elas, investirá na criação de sistemas de detecção e moderação avançados que ajude a remover “mais rapidamente conteúdo de desinformação eleitoral” e que detectem “comportamentos enganosos para manter a integridade da plataforma durante períodos sensíveis".
O TikTok diz que, em 2023, quer investir em mais ferramentas para etiquetar e dar contexto a usuários sobre conteúdo potencialmente desinformativo ou danoso.