Cadastre-se gratuitamente nas nossas newsletters

O Banco Central liberou, na quinta-feira (2.mar.2023), pagamentos pelo WhatsApp com cartões das bandeiras Mastercard e Visa para contas empresariais. Desde 2021, a funcionalidade apenas permitia pagamentos entre usuários.

Em abr.2022, o jornal Financial Times reportou que o recurso estava travado no Brasil por conta de entraves contratuais.

“As pessoas poderão pagar pequenas empresas diretamente no WhatsApp. Ansioso para lançar isso em breve”, comemorou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, em seu perfil do Instagram.

COMO FUNCIONA? Por ora, os pagamentos no WhatsApp precisam de um cartão cadastrado pelo usuário. A modalidade para empresas aceitará cartões de crédito, débito e pré-pagos.

QUANDO? O novo recurso não estará disponível imediatamente. A Meta, dona do zap, tem até 30 dias para comunicar as empresas parceiras, Mastercard e Visa, e colocar a funcionalidade no ar.

E OS GOLPES? Essa nova funcionalidade abre questionamentos para como a Meta lidará com golpes e spam no aplicativo — que estão cada vez mais frequentes. Qualquer um com um celular de dois chips pode baixar o WhatsApp para empresas e se passar por uma conta comercial legítima.



WhatsAppMeta
Venha para o NúcleoHub, nossa comunidade no Discord.