Menores estão sofrendo abuso no Horizon Worlds e sendo expostos à conteúdo +18

Pesquisadores alegam que a Meta ainda não tem métodos eficazes para verificação de idade no metaverso

Um novo relatório do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês) lançado nesta quinta-feira (9.mar.2023) mostrou que a Meta não está criando ferramentas incisivas para impedir que crianças e adolescentes consumam conteúdo adulto no Horizon Worlds, rede social de realidade virtual da empresa.

  • A Meta recentemente anunciou que, a partir de mar.2023, abrirá o Horizon Worlds para pessoas de 13 a 17 anos.

COMO? Pesquisadores do centro logaram 100 vezes aos “mundos” mais populares da rede, e identificaram menores de idade presentes em 66 dessas visitas. Como a empresa não informa a idade dos usuários, os pesquisadores consideraram menores de 18 anos aqueles que se declararam como tal ou se dois investigadores concordassem que a voz do usuário soasse como alguém com menos de 15 anos.

Alguns desses mundos deveriam ter a tarja de +18 por permitirem conteúdo sexualmente explícito, drogas legais e jogos de azar. O relatório afirma que Meta não possui métodos de verificação de idade eficientes para prevenir que crianças e adolescentes encontrem com esses locais.

INSULTOS. O CCDH diz que “insultos sexualmente explícitos não foram incomuns” durante a pesquisa. Foram encontradas 19 ocorrências de abuso de menores por parte de adultos, envolvendo assédio sexual e racial, misoginia e homofobia. Em um espaço de tribunal virtual, uma jovem com avatar de pele negra ouviu de um jogador adulto que, por ser negra, estaria sendo condenada à morte.

DE OLHO NO METAVERSO. Em 1.mar.2023, dois senadores americanos enviaram uma carta a Mark Zuckerberg, após o CEO da Meta anunciar que gostaria de atrair mais usuários para o Horizon Worlds, incluindo crianças, adolescentes e jovens adultos. Os parlamentares dizem que, apesar de pesquisas sobre o metaverso estarem ainda em estágios iniciais, conclusões iniciais apontam preocupações envolvendo privacidade, mau uso e coleta de dados, abuso psicológico, entre outros.

Ainda, eles pedem que Zuckerberg revise as estratégias de moderação e verificação de idade. “Tendo em conta o histórico da sua empresa de falhas na proteção de crianças e adolescentes e um conjunto crescente de provas que apontam para ameaças a jovens usuários no metaverso, pedimos que você pare imediatamente com este plano.”

Texto Sofia Schurig
Edição Laís Martins

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!