Amazon é processada nos EUA por induzir consumidores a assinarem o Prime

FTC acusa Amazon de usar “dark patterns” para forçar a assinatura do Prime e dificultar o cancelamento.

A FTC (órgão de regulação comercial, espécie de Cade dos Estados Unidos) instaurou um processo contra a Amazon nesta quarta-feira (21.jun.2023).

O QUE HOUVE? A FTC acusa a Amazon de abusar de dark patterns para enganar consumidores a assinarem o Prime, seu serviço de assinatura.

Outra acusação é de que a Amazon dificulta o cancelamento do Prime.

Em comunicado, Lina Khan, que chefia a FTC, disse que:

“A Amazon enganou e prendeu pessoas em assinaturas recorrentes sem o consentimento delas, não apenas frustrando os usuários, mas também custando-lhes dinheiro significativo.”

Em um dos casos listados pela FTC, a Amazon condiciona a compra de um produto em seu site à assinatura do Prime e dificulta a transação caso o consumidor não queira a assinatura.

ILÍADA. O processo de cancelamento do Prime, afirma a FTC, é conhecido internamente como “Ilíada”, uma referência ao trabalho homérico que o consumidor tem para se ver livre da assinatura.

CONTEXTO. O Amazon Prime é uma assinatura que dá direito a vários benefícios, entre eles frete grátis e acesso ao streaming Prime Video.

A assinatura tem 200 milhões de membros no mundo inteiro e rende uma grana legal à Amazon.

No Brasil, custa R$ 119 por ano. Nos EUA, US$ 139 por ano.

Via FTC, CNBC (ambos em inglês).

Receba nossas newsletters e traga felicidade para sua vida.

Não perca nada: você vai receber as newsletters Garimpo (memes e atualidades), Polígono (curadoria de ciência nas redes sociais) e Prensadão (resumo semanal de tudo o que o Núcleo fez). É fácil de receber e fácil de gerenciar!
Show de bola! Verifique sua caixa de entrada e clique no link para confirmar sua inscrição.
Erro! Por favor, insira um endereço de email válido!