A FTC (órgão de regulação comercial, espécie de Cade dos Estados Unidos) instaurou um processo contra a Amazon nesta quarta-feira (21.jun.2023).

O QUE HOUVE? A FTC acusa a Amazon de abusar de dark patterns para enganar consumidores a assinarem o Prime, seu serviço de assinatura.

Outra acusação é de que a Amazon dificulta o cancelamento do Prime.

Em comunicado, Lina Khan, que chefia a FTC, disse que:

“A Amazon enganou e prendeu pessoas em assinaturas recorrentes sem o consentimento delas, não apenas frustrando os usuários, mas também custando-lhes dinheiro significativo.”

Em um dos casos listados pela FTC, a Amazon condiciona a compra de um produto em seu site à assinatura do Prime e dificulta a transação caso o consumidor não queira a assinatura.

ILÍADA. O processo de cancelamento do Prime, afirma a FTC, é conhecido internamente como “Ilíada”, uma referência ao trabalho homérico que o consumidor tem para se ver livre da assinatura.

CONTEXTO. O Amazon Prime é uma assinatura que dá direito a vários benefícios, entre eles frete grátis e acesso ao streaming Prime Video.

A assinatura tem 200 milhões de membros no mundo inteiro e rende uma grana legal à Amazon.

No Brasil, custa R$ 119 por ano. Nos EUA, US$ 139 por ano.

Via FTC, CNBC (ambos em inglês).

Post feito em parceria com o Manual do Usuário

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