Centenas de servidores de Mastodon assinaram um pacto anti-Meta.
O QUE HOUVE? Os administradores desses servidores se comprometeram a bloquear a vindoura nova rede social da Meta, conhecida pelo codinome Projeto 92 e que provavelmente será chamada Threads.
A nova rede será compatível com o protocolo ActivityPub, o mesmo usado pelo Mastodon e outras aplicações do chamado fediverso.
Os administradores alegam que:
“O Projeto 92 é uma ameaça real e séria à saúde e longevidade do fediverso e deve ser combatido em todas as oportunidades possíveis.”
COMO É QUE É? O ActivityPub, um padrão web, funciona mais ou menos como o e-mail: servidores distintos podem “conversar” entre eles.
O bloqueio existe para proteger comunidades e tirar do debate servidores caóticos ou que não respeitam regras mínimas de convivência.
CONTEXTO. Os rumores de que a Meta lançaria uma rede social baseada no ActivityPub estão no ar há meses, desde que Elon Musk começou as barbeiragens à frente do Twitter.
O Projeto 92, apesar da compatibilidade com o Mastodon, é um ataque contra o Twitter, não contra o Mastodon/fediverso.
Supostas reuniões entre representantes da Meta e administradores de grandes instâncias de Mastodon, feitas sob um acordo de confidencialidade, parecem ter eclodido o pacto anti-Meta.
Muitos administradores desconfiam das intenções da Meta. Acham que a empresa pode dominar e arruinar o fediverso.
Duas instâncias brasileiras, bantu.social e nuvem.lgbt, assinaram o pacto.
Via @tiesselune@g33ks.coffee, Daring Fireball (ambos em inglês
Post feito em parceria com o Manual do Usuário
Meta • Mastodon • Manual do Usuário