Pular para o conteúdo

Twitter compra briga com Meta por causa de novo app

Twitter ameaçou entrar na justiça contra Meta por violação de propriedade intelectual

Twitter compra briga com Meta por causa de novo app

O Twitter acusou a Meta de violação de propriedade intelectual e de ter contratado ex-funcionários da rede social de Elon Musk para construir sua mais recente rede social, a Threads – lançada na quarta-feira (5.jul.2023).

A informação foi relevada primeiro pelo site Semafor.

A Threads é uma rede social baseada em texto com basicamente a mesma dinâmica do Twitter, embora ainda mais simples.

Primeiras impressões do Threads, novo clone do Twitter
Nova rede social da Meta parece o Twitter e o Instagram ao mesmo tempo.

CARAMBA. Sim. Em uma carta assinada por um advogado do Twitter, Alex Spiro, e endereçada ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg, o Twitter ameaçou tomar medidas judiciais por uma alegada apropriação dos segredos comerciais.

Segundo a carta, "no último ano, a Meta contratou dezenas de ex-funcionários do Twitter", os quais "tinham e continuam tendo acesso aos segredos comerciais e outras informações altamente confidenciais".

O Twitter, então, acusa a Meta de ter deliberadamente designado esses funcionários para o desenvolvimento da Threads.

AMEAÇA. O Twitter disse tem a intenção de fazer valer seus direitos de propriedade intelectual, exigindo que a Meta pare de usar quaisquer segredos comerciais.

QUE MAIS? Seguindo a intenção de Musk de fechar o acesso aos dados de sua plataforma para o mundo exterior, a carta diz que a Meta está "expressamente proibida" de raspar dados de seguidores do Twitter.

Também pediu para que Meta preserve documentos que possam ser relevantes em um eventual litígio.

CONTEXTO. Desde que assumiu o controle do Twitter, no fim de out.2023, Elon Musk demitiu mais de 80% da sua força de trabalho (cerca de 6.500 pessoas), e o produto nunca mais foi o mesmo depois disso.

O Twitter enfrentou vários problemas após as demissões. Houve alguns grandes "apagões", indicando a fragilidade da infraestrutura da rede social.

Leia aqui a carta na íntegra (revelada pelo Semafor)

Via Semafor (em inglês)

Sérgio Spagnuolo

Sérgio Spagnuolo

Jornalista e diretor do Núcleo. Em 2014, criou a agência de newstech Volt Data Lab. Foi Knight Fellow no ICFJ e diretor na Abraji, além de ter colaborado com vários veículos nacionais e internacionais

Todos os artigos

Mais em Jogo Rápido

Ver tudo

Mais de Sérgio Spagnuolo

Ver tudo
Celular, IA e desânimo

Celular, IA e desânimo