A BBC iniciou um experimento, de seis meses, no fediverso com o lançamento de uma instância própria.
O QUE HOUVE? A empresa pública de mídia britânicas lançou uma instância própria do Mastodon, a social.bbc.
Nela, já existem alguns perfis de conteúdo e da equipe de pesquisa e desenvolvimento, que lidera a iniciativa no fediverso.
Os seguintes perfis estrearam na nova instância:
- @[email protected]
- @[email protected]
- @[email protected]
- @[email protected]
- @[email protected]
- @[email protected]
A BBC afirmou que pretende lançar mais perfis devem ser lançados em breve.
EXPERIMENTO. A BBC rodará o experimento durante seis meses. Depois disso, avaliará se continua por ali.
Nosso objetivo é saber quanto valor [o experimento] provê e quanto trabalho e custo estão envolvidos. Isso alcança pessoas suficientes para o esforço que precisamos fazer? Existem riscos ou benefícios do modelo federado, sem regras ou moderação centralizadas e sem algoritmos de filtragem ou classificação? Estamos aprendendo à medida em que avançamos, e escreveremos sobre o que descobrirmos na esperança de que possa ser útil para os outros.
A BBC manterá suas atividades em outras redes sociais nesse período.
EXEMPLO. A BBC é a primeira grande empresa de mídia a cair de cabeça no fediverso, com uma instância própria.
Em 2022, a também britânica The Economist lançou uma instância aberta aos leitores. Fechou as portas por custos e receios de compliance/moderação.
A iniciativa da BBC é mais alinhada ao que se esperaria de uma empresa de mídia no fediverso.
A instância é fechada para registros de fora, ou seja, só pode ser usada pela própria BBC. Isso reduz custos operacionais e elimina preocupações com moderação.
Além disso, a instância própria funciona como validação automática de autenticidade, afinal, é um domínio controlado pela própria BBC.
Via BBC Research & Development (em inglês).