A Meta anunciou algumas novidades em inteligência artificial no evento Connect, nesta quarta (27.set).
O QUE HOUVE? Na apresentação inaugural, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, dividiu os anúncios em três áreas:
- Realidade mista;
- Inteligência artificial (IA); e
- Óculos inteligentes.
O destaque, porém, foi a IA. A Meta, que tem investido em tecnologias de código aberto, está finalmente trazendo recursos de IA gerativa a seus produtos comerciais.
NOVIDADES EM IA. Meta AI é o “ChatGPT da Meta”, um assistente inteligente capaz de responder perguntas e ser invocado em conversas no Messenger e WhatsApp.
O Meta AI é baseado no modelo de linguagem Llama 2.
A sacada da Meta, porém, é a presença de personagens de IA, algo similar ao serviço da startup Character.ai.
Nessa frente, a empresa firmou parcerias com celebridades norte-americanas, como o ex-marido da Gisele, Tom Brady; o rapper Snoop Dogg; a tenista Naomi Osaka; e o youtuber MrBeast.
Eles interpretam personagens fictícios, com nomes diferentes, especialistas em assuntos específicos — e não necessariamente nas suas áreas na vida real.
Osaka, por exemplo, é Tamika, uma fã de animes, e Snoop Dogg é Dungeon Master, uma espécie de mestre de RPGs.
Cada personagem tem perfis próprios no Facebook e Instagram. Veja a lista completa, com links, nesta página.
IAs PARA TODOS. O objetivo da Meta é expandir os chatbots com IA.
Para isso, a empresa criou uma plataforma de criação de IAs, chamada AI Studio:
Desenvolvedores poderão criar IAs para nossos serviços de mensagens com nossas APIs nas próximas semanas, começando no Messenger e depois expandindo para o WhatsApp.
Pequenos negócios e criadores de conteúdo também devem ser contemplados.
Em 2024, a Meta pretende lançar uma “sandbox” para que qualquer pessoa, mesmo quem não sabe programar, consiga treinar IAs — uma espécie de solução “no-code”.
IMAGENS. A Meta anunciou sua IA gerativa de imagens da Meta, chamada Emu.
O diferencial dela, segundo Zuckerberg, é a velocidade: novas imagens são geradas em cerca de 5 segundos, o que facilita a iteração até chegar ao resultado desejado.
Dois produtos baseados na Emu foram anunciados:
- Um gerador de figurinhas. Ele deve ser lançado em outubro, para usuários que falam inglês, no WhatsApp, Messenger, Instagram e Facebook Stories; e
- Dois recursos de edição para o Instagram, o Restyle, que permite alterar o estilo de uma foto, e o Backdrop, que cria fundos de fotos personalizados.
O QUE MAIS? Zuckerberg falou bastante do Meta Quest 3, nova versão do headset de realidade mista, com lançamento nos EUA em 10.out por US$ 499.
Em 17.out é a vez da segunda geração dos óculos inteligentes Ray-Ban Meta, feitos em parceria com a EssilorLuxottica. O preço é de US$ 299.
Os novos óculos estão menores e mais discretos, podem fazer transmissões de vídeo ao vivo no Instagram e carregam a Meta AI embutida.