O Instagram superou a marca de 1 milhão de assinaturas ativas para criadores de conteúdo.
O QUE HOUVE? No final de 2022, a Meta liberou assinaturas para criadores de conteúdo: uma maneira fácil deles cobrarem um valor recorrente dos seus seguidores.
Algo nos moldes do Patreon e Apoia.se, só que dentro do Instagram.
O recurso, inicialmente restrito aos EUA, foi expandido a mais países em jul.2023 e set.2023 — o Brasil entrou nessa última leva.
Considerando que o Instagram tem +2 bilhões de usuários, 1 milhão de assinaturas parece… pouco. De qualquer forma, é um começo.
E AGORA? No anúncio da marca, a Meta anunciou algumas novidades para estimular mais assinaturas no Instagram:
- Novas ferramentas promocionais, como um botão de assinatura em posts que aparecem no feed; e
- Uma maneira simples de enviar DMs e stories de boas-vindas a novos assinantes.
A Meta continua abdicando de quaisquer taxas das assinaturas de criadores.
Outras plataformas que trabalham com esse sistema, como Substack e Patreon, cobram um percentual — em geral, 10% do valor total.
O QUE MAIS? A Meta testará um bônus para criadores de conteúdo dos EUA, Japão e Coreia do Sul.
Quem for convidado para o teste receberá dinheiro pelos reels e fotos que publicar no Instagram até o final de 2023.
A remuneração será condicionada às visualizações — quanto mais “views” um conteúdo tiver, mais dinheiro entrará na conta.
Outra novidade para criadores é a expansão dos presentes no Instagram a mais países. (O Brasil já tinha esse recurso.)
Os presentes são uma maneira dos seguidores pagarem pequenos valores unitários (sem recorrência) a seus criadores favoritos.
VALE LEMBRAR. Apesar do enfoque no Instagram, as assinaturas de criadores de conteúdo também estão disponíveis no Facebook.
Via Meta (em inglês).